[DEX/UnB] Revista Participação divulga chamada para o Dossiê "Justiça Socioambiental e a COP 30"

25-03-2025

A equipe editorial da Revista Participação informa que o seu número 44, volume 2025 (2), será um dossiê temático, dedicado ao tema da Justiça Socioambiental e a COP 30.

A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro de 2025, onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças climáticas, proporcionando um espaço para denúncia e cobrança sobre as emissões fósseis.

A justiça socioambiental é um dos temas em debate na COP 30, pois consiste na ideia de que todos os grupos sociais devem ter acesso igual aos recursos naturais, como água, ar e solo. Neste dossiê, serão aceitos artigos com relatos de experiências e ensaios teóricos sob diferentes perspectivas acerca da justiça socioambiental e ações de extensão que discutam e debatam sobre as temáticas principais que serão arroladas na COP 30, a saber: redução de emissões de gases, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático para o sul global, preservação da biodiversidade, tecnologias de energia renovável, justiça climática.

Serão aceitos também textos temas que transversalizam: racismo ambiental; distribuição desigual de benefícios e custos do crescimento econômico; efeitos da globalização; divisão territorial do trabalho; promoção do mercado de produtos sustentáveis, inclusão social e geração de renda, sustentabilidade socioambiental, interseccionalidades e territórios, mudança climática e gênero, ODS, educação e justiça socioambiental; entre outras.

A justiça ambiental está diretamente relacionada à desigualdade social (Schlosberg, 1999 e 2007; Schroeder; Martin; Wilson; Sen, 2008). É certo que são as comunidades mais pobres, povos indígenas, quilombolas, caiçaras, trabalhadores rurais, periféricos, moradores de bairros de renda mais baixa que são os mais atingidos pelos desastres ambientais. Justiça socioambiental é uma ferramenta analítica que nutre a luta política pelo combate à desigualdade social, como debate Ribeiro (2017).

Os artigos podem ser submetidos até 1º de agosto de 2025, conforme as Diretrizes para Autores.

Dúvidas podem ser encaminhadas para revistaparticipacao@gmail.com.

----------------------------------
Referências

Ribeiro, Wagner. Dilemas ambientais e fronteiras do conhecimento II • Estud. av. 31 (89) • Jan-Apr 2017 • https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890014

SCHLOSBERG, D. Environmental Justice and the New Pluralism Oxford: Oxford University Press, 1999.
______. Defining Environmental Justice: Theories, Movements and Nature. Oxford: Oxford University Press, 2007.

SCHROEDER, R.; MARTIN, K. S.; WILSON, B.; SEN, D. Third World Environmental Justice. Society & Natural Resources, v.21, n.7, p.547-55, 2008.
----------------------------------

Organizadoras da Edição
Maria Carmen Aires Gomes (UnB)
Isadora Vergara (UnB)
Fabiana Oliveira Machado (UnB)