A economia soviética e a derrota do socialismo.

Que fazer, Marx?

Auteurs-es

  • Márcio Antônio Cruzeiro

Mots-clés :

Economia;, Socialismo;, Centralização

Résumé

Após 1917, os bolcheviques, sob a batuta de Lênin, não dispunham de nenhum arcabouço teórico, postulado pela teoria marxista, capaz de estruturar a economia, dentro uma realidade socialista. A experiência deveria, portanto, servir de aprendizado pós Outubro. Inúmeras pressões internas e externas serão determinantes para as decisões centralizadas de Lênin, que adota, em princípio, o chamado Comunismo de Guerra, posteriormente substituído pela NEP, projetada como um influxo em direção oposta, com o objetivo de reintroduzir o mercado e suas flexíveis relações mercantis, tendo em vista o fracasso da ortodoxia do modelo anterior. Após a morte de Lênin, Stalin assume o poder e impõe, de forma coercitiva e violenta, os planos qüinqüenais e a coletivização do campo. Não obstante o acelerado crescimento experimentado nos trinta anos seguintes à Revolução, o excesso de burocratização, o autoritarismo e a elisão das massas trabalhadoras do projeto revolucionário, fizeram malograr o projeto socialista e levaram a URSS a um decurso melancólico e a um fim trágico, que fez irromper uma triste memória do que foi, em lugar de um verdadeiro socialismo, um abusivo capitalismo de Estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOBBIO, Norberto, MATEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política.
Brasília: Editora Universidade de Brasília, 9. ed., 1997.
BUEY, Francisco Fernández. Diez respuestas sobre Marx y los marxismos. Barcelona: El Viejo Topo, 1999.

BUKHARIN, N. e PREOBRAZHENSKY, E. ABC do Comunismo - 1920 - http://www.marxists.org/portugues/bukharin/1920/abc/cap3.htm#C3 - acessado em 24/09/2010.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

HOBSBAWM, Eric J.. Era dos Extremos: o breve século XX ”“ 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv248.htm - acessado em 26/09/2010.

LUXEMBURGO, Rosa. Introdução à economia política. São Paulo: Martins Fontes, s.d.


MARX, Karl. A Guerra Civil na França. São Paulo: Editora Alfa-Omega Ltda., 1977.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global editora e distribuidora ltda., 1. ed., 1981.

MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. http://www.marxists.org/portugues/marx/1852/brumario/cap01.htm - acessado em 26/09/2010.

MÉSZAROS, István. O século XXI, socialismo ou barbárie. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

NOVE, Alec. Economia soviética e marxismo: qual modelo socialista?. In: HEGEDÜS, András... (et al.); coordenação de HOBSBAWM, Eric J.... (et al.); tradução de COUTINHO, Carlos Nelson, HENRIQUES, Luiz Sérgio N. e COUTINHO, Amélia Rosa. História do marxismo; o marxismo na época da terceira internacional: a URSS, da construção do socialismo ao Stalinismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986, p.105-136.

TRAGTENBERG, Maurício. A Revolução Russa. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

TROTSKI, Leon. A Revolução de Outubro. São Paulo: Boitempo, 2007.

Téléchargements

Comment citer

Cruzeiro, M. A. (2011). A economia soviética e a derrota do socialismo.: Que fazer, Marx?. Noctua, 1(3). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/noctua/article/view/6653

Numéro

Rubrique

Artigos