Ações integradas de economia solidária no município de Itajaí/SC

Relato de experiência

Autores

  • Fabiana da Silva Oliani Universidade do Vale do Itajaí
  • Leila Andrésia Severo Martins Universidade do Vale do Itajaí
  • Luiz Filipe Goldfeder Reinecke Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cristiane Maria Riffel Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Economia Solidária; Desenvolvimento Territorial Sustentável; Ações Integradas de Economia Solidária; Projeto E-Sol; Itajaí

Resumo

O Projeto “Ações integradas de economia solidária no município de Itajaí” está sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, em parceria com o Conselho Municipal de Economia Solidária e executado pela UNIVALI. Tem como objetivo apoiar à implantação e complementação de ações integradas de economia solidária, como a estratégia de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, visando à superação da extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias, em articulação com as dinâmicas municipais já constituídas. A metodologia no desenvolvimento do projeto pauta-se nas Tecnologias Sociais, destacando-se os princípios de autonomia, participação e cooperação permeando permanentemente os sujeitos envolvidos na execução do projeto, possibilitando os processos de autogestão. Dessa forma, espera-se como resultado a organização de três territórios do município, e também o fortalecimento do Centro Público de Economia Solidária, apoiando os Empreendimentos Econômicos Solidários - EES na comercialização de produtos e serviços, bem como no fortalecimento das bases de serviço; acompanhamento sob a forma da assistência técnica, incubação e formação dos EES, proporcionando formação e assessoria técnica, e ampliação do acesso a crédito para consolidar os processos continuados de articulação dos sujeitos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana da Silva Oliani, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-graduanda em Direito Público Constitucional e Administrativo. Bacharela em Direito. 

Leila Andrésia Severo Martins, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Educação e Cultura. Psicóloga. Professora do Curso de Direito, Administração e CST Gestão
de Recursos Humanos. 

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração pela ESAG/UDESC. Administrador Público. Professor do curso de Administração
Pública na Universidade do Estado de Santa Catarina ”“ UDESC.

Cristiane Maria Riffel, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Extensão Rural. Jornalista e Relações Públicas. Professora do Curso de Comunicação Social
Universidade do Vale do Itajaí ”“ UNIVALI

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas, SP : Cortez. 1995.

ARNS, C. E. (org.). Organizações populares e desenvolvimento no sul do Brasil. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2004.

ARTOLA, P. Pobre e projetos estratégicos. Petrópolis: Vozes; Rio De Janeiro: Armazém das Letras, 2000.

BARROS, A. B. M. de. (org.). Fios e tramas da Economia Solidária. Porto Alegre: IPPOA ”“ Instituto Popular Porto Alegre, 2005.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Secretaria Nacional de Economia Solidária. Edital de Chamada Pública SENAES/MTE n.º 003/2011. Disponível em:
http://goo.gl/y5Be8M.%20. Acesso em: 03 jul 2015.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

__________.. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

CATTANI, A. D. (org). A outra Economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.

DAGNINO, R. Em direção a uma Estratégia para a redução da pobreza: a Economia Solidária e a Adequação Sócio-técnica. In: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a ciência e a cultura, Sala de Lectura CTS+I de la OEI. Disponível em http://www.campus-oei.org/salactsi/index.html. Acesso em 07 jul. 2015.

DEMO, P. Solidariedade como efeito de poder. v.6. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA. Rumo à IV plenária nacional de economia solidária: caderno de aprofundamento aos debates. FBES/ACDI. 2007.

FRANÇA, C. L. de. (org). Comércio ético e solidário. São Paulo: Fundação Friedrich Ebert/ILDES, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Pulo: Paz e Terra, 2007.

GAIGER, L. I. Sentidos e experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010: Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/ . Acesso em 07 de julho de 2015.

__________. Portal Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em http://www.ibge.gov.br/. Acesso em 07 de julho de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ. População em Extrema Pobreza no município. Disponível em http://www.itajai.sc.gov.br/ Acesso em: 30/08/2011.

__________. Convênio 771773/2012. Disponível em: www.itajai.sc.gov.br . Acesso em: 08 jul. 2015.

KRAYCHETE, G.; LARA, F.; COSTA, B. (Orgs.). Economia dos setores populares: entre a realidade e a utopia. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Capina; Salvador: CESE; UCSAL, 2000.

POCHMANN, M. (Org). Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social. São Paulo: Cortez Editora, Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

Downloads

Publicado

2017-10-18

Como Citar

Oliani, F. da S., Martins, L. A. S., Reinecke, L. F. G., & Riffel, C. M. (2017). Ações integradas de economia solidária no município de Itajaí/SC: Relato de experiência. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 2(1), 189–205. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7223

Edição

Seção

Reflexões sobre a prática