Educação e autogestão

Desafios e possibilidades no processo de formação de sujeitos coletivos da Economia Solidária

Autores

  • Sandro Benedito Sguarezi Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Juliano Luis Borges Instituto Federal de Educação do Mato Grosso (IFMT)
  • Raimundo Nonato Cunha de França Universidade do Estado de Grosso
  • Romyr Conde Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação; Autogestão; Economia solidária

Resumo

As transformações socioeconômicas das últimas décadas acarretaram graves consequências às relações de trabalho. Como resposta, trabalhadores encontraram na economia solidária um modelo alternativo de transformação social e geração de trabalho e renda. Neste contexto, este trabalho visa identificar desafios e possibilidades da relação entre autogestão e educação na formação de sujeitos nos empreendimentos econômicos solidários. A linha metodológica foi delineada pela pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas com sujeitos envolvidos nestes processos. Os resultados demonstraram a complexidade que envolve os conceitos de autogestão e educação, e igualmente apontam limites e caminhos para a formação dos sujeitos na construção da economia solidária.

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Biografia do Autor

Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado do Mato Grosso

Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Administração e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEdu/UNEMAT), linha Educação e Diversidade, e ao Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT).

Juliano Luis Borges, Instituto Federal de Educação do Mato Grosso (IFMT)

Lotado no Campus de Tangará da Serra-MT na área de Sociologia e vinculado ao Núcleo de Pesquisa Extensão e Estudos da Complexidade do Mundo do Trabalho (NECOMT).

Raimundo Nonato Cunha de França, Universidade do Estado de Grosso

Professor Adjunto vinculado ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sistema de Produção. Líder do Grupo de Pesquisa: Cultura, Política e Sociedade.

Romyr Conde Garcia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor Adjunto vinculado ao Campus de Barra do Bugres-MT- Curso de Direito na área de Ciência Política e Sociologia Jurídica. Membro do Grupo de Pesquisa: Cultura, Política e Sociedade.

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Publicado

2017-10-18

Como Citar

Sguarezi, S. B., Borges, J. L., França, R. N. C. de, & Garcia, R. C. (2017). Educação e autogestão: Desafios e possibilidades no processo de formação de sujeitos coletivos da Economia Solidária. Mundo Do Trabalho Contemporâneo, 2(1), 29–49. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/mtc/article/view/7214

Edição

Seção

Debate Acadêmico