O Design de Informação e a narrativa diagramática em Whale Hunt de Jonathan Harris

Autores

  • Juliana Rocha Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i3.7326

Palavras-chave:

Semiótica; Artes; Design

Resumo

Uma questão que atravessou os anos 80 e 90 do século passado, a “hipertrofia das imagens” no mundo contemporâneo, poderia ser nos dias de hoje reformulada e ampliada. Vive-se atualmente uma imersão na hipertrofia dos dados na qual as modalidades de criação, organização e acesso à informação têm se alterado drasticamente. Dentro desse contexto, o uso de bancos de dados e ferramentas interativas que promovem o Design de informação tem se revelado importantes para práticas de produção de sentido e organização no mundo contemporâneo. O presente trabalho busca compreender a potencialidade narrativa dos ambientes midiáticos de visualização dinâmicos de bancos de dados digitais. Especificamente é empreendido um estudo de caso da obra Whale Hunt, do artista multimídia Jonathan Harris. O que buscaremos mostrar no presente trabalho, é que uma interface pode ser um poderoso dispositivo narrativo ao ser trabalhada diagramaticamente. Em Whale Hunt o usuário não só interpreta a narrativa, mas como também a explora e a configura. A premissa básica é a da agência como interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rocha Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Realizou estágio de doutorado na University of Maryland. Após o doutorado, trabalhou como pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Em seguida, atuou como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é professora da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). 

Referências

AARSETH, A. J. Cibertext: perspectives on ergodic literature. London: The Johns Hopkins University Press, 1997.

BOCKSTOCE, John R. Whales, ice, and men: the history of whaling in the western Arctic. University of Washington Press, 1986.

BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Routledge, 2013.

BORDWELL, David. ApProppriations and imPropprieties: Problems in the morphology of film narrative. Cinema journal, p. 5-20, 1988.

CHEN, C. Information Visualization Beyond the Horizon. London: Springer London, 2006.

ESKELINEN, Markku. Cybertext poetics: the critical landscape of new media literary theory. Bloomsbury Publishing USA, 2012.

GUIMARAES, Celio Cardoso. Fundamentos de bancos de dados: modelagem, projeto de linguagem SQL. Ed. da Unicamp, 2003.

HARRIS, Jonathan. The Whale Hunt. Disponível em: < http://number27.org/whalehunt >. Acesso em: 12/2015.

HOFFMANN, Christian R. (Ed.). Narrative revisited: telling a story in the age of new media. John Benjamins Publishing, 2010.

HOU, J. L.; PAI, S. T. A spatial knowledge sharing platform. Using the visualization approach. International Journal of Production Research, v. 47, n. 1, p. 25-50, 2009.

MANOVICH, L. What is visualization? Visual Studies, v. 26, n. 1, p. 36-49, 2011.

MEIRELLES, I. Information design resource prototype: an introduction. 2005. Disponível em: <http://nuweb.neu.edu/mmeirelles/infoDesignResource/ >. Acesso em: 7/2014.

______. Diagrams and problem solving. 2007. Brazilian Society of Information Design, 2007. p.45-53.

______. Design for information: an introduction to the histories, theories, and best practices behind effective information visualizations. Beverly: Rockport, 2013.

MEISTER, Jan Christoph; KINDT, Tom; SCHERNUS, Wilhelm. Narratology beyond literary criticism: Mediality, disciplinarity. Walter de Gruyter, 2005.

MEISTER, Jan Christoph. Computing action: a narratological approach. Walter de Gruyter, 2003.

NADEL, Alan. Second Nature, Cinematic Narrative, the Historical Subject, and Russian Ark. A Companion to Narrative Theory, p. 427-440, 2005.

NEVES, Bráulio de B. Imagens-câmera, máquinas lógicas e retóricas documentárias. Revista Semeiosis-semiótica e transdisciplinaridade em revista, no, 2010.

OCHS, Elinor; CAPPS, Lisa. A dimensional approach to narrative. Living narrative: Creating lives in everyday storytelling, 2001.

PAUL, Christiane. The Database as System and Cultural Form: Anatomies of Cultural Narratives. Disponível em: . Acesso em: 12/2015

PRINCE, Gerald. Narratology: The form and functioning of narrative. Walter de Gruyter, 1982.

QUAGGIOTTO, M. A new atlas for abstract spaces. Visual tools for the exploration of complex contexts. Design Research Society (DRS) international conference Design & Complexity Montreal (Quebec), Canada, 2010.

RODENBECK, Eric. Information Visualization is a Medium. In: Keynote lecture delivered at Emerging Technology Conference, San Diego, California, March. 2008. p. 3-6.

SCHIFFER, Sheldon. The Rise and Fall of Black Velvet Flag An “intelligent” system for youth. In: MATEAS, Michael; SENGERS, Phoebe (Ed.). Narrative intelligence. John Benjamins Publishing, 2003.

TERGAN, S. Knowledge and information visualization searching for synergies. Berlin; New York: Springer, 2005.

VAN DER VLIST, Fernando N. Distributed Narratives Extracting Design Methods from Nonlinear Narrative Formations. 2012. Disponível em: < http://fernandovandervlist.nl/papers/distributed-narratives.html>. Acesso em: 12/2015

VESNA, V. Database aesthetics. Art in the Age of Information Overflow. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

WRIGHT, S. Dataesthetics reader how to do things with data. Frankfurt: Revolver, Archiv für aktuelle Kunst, 2007.

Downloads

Publicado

2017-11-11

Como Citar

Franco, J. R. (2017). O Design de Informação e a narrativa diagramática em Whale Hunt de Jonathan Harris. METAgraphias, 2(3). https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i3.7326

Edição

Seção

ARTIGoS