atrás do muro da escola
DOI:
https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.55Palabras clave:
Pedagogia cultural, Práticas pedagógicas, Cultura visual, Projeto de trabalhoResumen
Busco entender nesse artigo as práticas pedagógicas de projetos de trabalho como pedagogias culturais, e ainda mais como articulam-se com os Estudos da Cultura visual. Entre os anos de 2002 e 2007, eu realizei estas experiências como professora no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, na periferia de Brasília-DF, e o sucesso dos projetos pôde ser comprovado pelo interesse e envolvimento dos estudantes para a realização dessas práticas.
Levando em consideração o desinteresse dos estudantes pelas imagens da História da Arte, considerei levar para a sala de aula o cotidiano dos estudantes em suas diversas formas de representações como forma de tornar a aprendizagem mais significativa e estimulante. Os escritos de Paulo Freire apontavam nessa direção e fundamentaram minhas práticas pedagógicas à época. Para conquistar a audiência a arte e suas representações da cultura ocidental hegemônica, cobradas dos estudantes para que possam ser admitidos no Ensino Superior, foram trabalhadas de forma a estarem em diálogo com as representações da cultura popular.
Essas práticas buscavam estimular a consciência crítica e proporcionar agência nos estudantes situados em contextos socioeconômicos desfavorecidos. Além disso, visavam habilitar o estudante para as avaliações externas bem como tornar a escola um espaço de experimentação e criação mais abrangente do ponto de vista político.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, Míriam; CUNHA, Anna Lúcia; CALAF, Priscila Pinto. Revelando tramas, descobrindo segredos: Violência e convivência nas escolas. Brasília: Rede de Informação Tecnológica Latino-americana ”“ RITLA, SEEDF, 2009.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La Reproduction. Élements pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Éditions de Minuit, 1970.
BUSETTO, Áureo. A Sociologia de Pierre Bourdieu e sua análise sobre a escola. In: Sociologia e Educação: leituras e interpretações. CARVALHO, Alonso Bezerra de; SILVA, Wilton Carlos Lima da (orgs.). São Paulo: Avercamp, 2006. p. 113”133.
CHARRÉU, Leonardo. Imagens Globais, cultura visual e Educação Artística: impacto, poder e mudança. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Orgs.) Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação. Editora UFSM: Santa Maria, 2012.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura visual. Brasília: Editora do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, 2011.
FREEDMAN, Kerry. Currículo dentro e fora da escola: representações da Arte na cultura visual. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.) ArteEducação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez. 2005.
FREEDMAN, Kerry; STUHR, Patricia. Curriculum charge for the 21 century: visual culture in art education. VIS”“ Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, Brasília, v. 8, n. 1, p. 9-21, jan./jun. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 43ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HERNÀNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
HERNÀNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
HERNÀNDEZ, Fernando. De qué hablamos cuando hablamos de cultura visual? In: Educação & Realidade, v.30, n.2, p. 9-35. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2005.
HERNÀNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
MCLAREN, Peter. Life in schools: an introduction to critical pedagogy in the foundations of education. 3rd ed. New York: Longman, 1998.
MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
MITCHELL, William John Thomas. O futuro da imagem: a estrada não trilhada de Rancière. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação, Editora UFSM: Santa Maria, 2012.
TOURINHO, Irene. Ouvindo escolhas de estudantes: nas aulas de artes eu quero aprender...In: MARTINS, Raimundo. (Orgs.). Visualidade e Educação. Goiânia: FUNAPE, 2008, p. 71-87.
TOURINHO, Irene. Cultura visual e escola. In: Salto para o futuro, TV Escola, ISSN 1982 ”“ 0283, Boletim 9, Agosto 2011. Acessado em: 21 março de 2013 Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14380009-CulturaVisual.pdf
VICTÓRIO FILHO, Aldo. Fabulações escolares e contemporaneidade: ensino de arte, jovens e a fartura de imagens. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação, Editora UFSM: Santa Maria, 2012.
VIEIRA DA CUNHA, Suzana Rangel. Questionamento de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação, Editora UFSM: Santa Maria, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.