atrás do muro da escola

Autores/as

  • Leísa Sasso Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.55

Palabras clave:

Pedagogia cultural, Práticas pedagógicas, Cultura visual, Projeto de trabalho

Resumen

Busco entender nesse artigo as práticas pedagógicas de projetos de trabalho como pedagogias culturais, e ainda mais como articulam-se com os Estudos da Cultura visual. Entre os anos de 2002 e 2007, eu realizei estas experiências como professora no Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião, na periferia de Brasília-DF, e o sucesso dos projetos pôde ser comprovado pelo interesse e envolvimento dos estudantes para a realização dessas práticas.

Levando em consideração o desinteresse dos estudantes pelas imagens da História da Arte, considerei levar para a sala de aula o cotidiano dos estudantes em suas diversas formas de representações como forma de tornar a aprendizagem mais significativa e estimulante. Os escritos de Paulo Freire apontavam nessa direção e fundamentaram minhas práticas pedagógicas à época. Para conquistar a audiência a arte e suas representações da cultura ocidental hegemônica, cobradas dos estudantes para que possam ser admitidos no Ensino Superior, foram trabalhadas de forma a estarem em diálogo com as representações da cultura popular.

Essas práticas buscavam estimular a consciência crítica e proporcionar agência nos estudantes situados em contextos socioeconômicos desfavorecidos. Além disso, visavam   habilitar o estudante para as avaliações externas bem como tornar a escola um espaço de experimentação e criação mais abrangente do ponto de vista político. 

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Biografía del autor/a

Leísa Sasso, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutoranda em Educação em Artes Visuais (UnB 2015), Mestre em Arte ( UnB 2014), Especialização em Gestão Escolar (UnB 2009).História da Arte (FADM 2005), Graduação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB 2001). Foi Diretora do Centro Educacional São Francisco em São Sebastião DF durante 8 anos e professora - Secretaria de Estado de Educação do DF. Tem experiência na área de Gestão, Artes Visuais e Arte/Educação, Teatro, cenografia, figurino e texto teatral. Recebeu vários prêmios por seu trabalho como arte-educadora entre eles - Prêmio Arte na Escola Fundação IOSCHPE/Bradesco em 2006, Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura em 2007.

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Publicado

2016-03-27

Cómo citar

Sasso, L. (2016). atrás do muro da escola. METAgraphias, 1(1). https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.55

Número

Sección

paraDIDÁTICO e INSTRUCIONAL