criatividade no mundo da cópia

Authors

  • Priscila Monteiro Borges Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.51

Keywords:

Criatividade, linguagem, semiótica, práticas culturais

Abstract

No mundo contemporâneo e digitalizado em que as práticas de cópia, reapropriação e mixagem vem se tornando bastante difundidas, vivemos um momento de reconfiguração do próprio conceito de criatividade. Como podemos entender os processos criativos atualmente? De que modo essas práticas podem ser consideradas criativas? O artigo buscará discutir essas questões a partir de estudos sobre criatividade e linguagem traçando relações entre estudos científicos, textos literários e práticas artísticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Priscila Monteiro Borges, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). É professora adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do programa de pósgraduação em comunicação e temporalidades da UFOP. Vice-secretaria geral da International Association for Semiotics Studies, diretora executiva do CIEP do Centro Internacional de Estudos Peirceanos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Peirce; Semiótica; Hipermídia; Design; Linguagem Visual.

References

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade. 2. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1995.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. 1).

BORGES, Jorge Luis. Obras completas de Jorge Luis Borges. Vol. 1. São Paulo: Ed. Globo, 1998.

GOLDSMITH, Kenneth. Copiar é preciso. Inventar não é preciso. Revista Select, São Paulo, n. 1, p. 37-41, ago.-set. 2011. Disponível em: .

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1990.

PEIRCE, Charles Sanders. 1931-1958. Collected papers of Charles S. Peirce. Vols. 1-6. Hartshorne, C; Weiss, P. (Ed.); Vols. 7-8, Burks, A.W. (Ed.), Cambridge, MA: Harvard Univ. Press.

______. 1992-1998. The essential Peirce: selected philosophical writings. 2 vols. Houser, N. et al. (Ed.) Bloomington, IN: Indiana University Press.

______. 1980-2010. Writings of Charles S. Peirce: a chronological edition. Vols. 1-3 and 8. Vol. 1, edited by Max Fisch et al.; vol. 2, edited by Edward C. Moore et al.; vol. 3, edited by Christian Kloesel et al.; vol. 8, edited by The Peirce Edition Project. Bloomington, IN: Indiana University Press.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Published

2016-03-27

How to Cite

Borges, P. M. (2016). criatividade no mundo da cópia. METAgraphias, 1(1). https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.51