criatividade no mundo da cópia
DOI:
https://doi.org/10.26512/mgraph.v1i1.51Keywords:
Criatividade, linguagem, semiótica, práticas culturaisAbstract
No mundo contemporâneo e digitalizado em que as práticas de cópia, reapropriação e mixagem vem se tornando bastante difundidas, vivemos um momento de reconfiguração do próprio conceito de criatividade. Como podemos entender os processos criativos atualmente? De que modo essas práticas podem ser consideradas criativas? O artigo buscará discutir essas questões a partir de estudos sobre criatividade e linguagem traçando relações entre estudos científicos, textos literários e práticas artísticas.
Downloads
References
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade. 2. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1995.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. 1).
BORGES, Jorge Luis. Obras completas de Jorge Luis Borges. Vol. 1. São Paulo: Ed. Globo, 1998.
GOLDSMITH, Kenneth. Copiar é preciso. Inventar não é preciso. Revista Select, São Paulo, n. 1, p. 37-41, ago.-set. 2011. Disponível em: .
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1990.
PEIRCE, Charles Sanders. 1931-1958. Collected papers of Charles S. Peirce. Vols. 1-6. Hartshorne, C; Weiss, P. (Ed.); Vols. 7-8, Burks, A.W. (Ed.), Cambridge, MA: Harvard Univ. Press.
______. 1992-1998. The essential Peirce: selected philosophical writings. 2 vols. Houser, N. et al. (Ed.) Bloomington, IN: Indiana University Press.
______. 1980-2010. Writings of Charles S. Peirce: a chronological edition. Vols. 1-3 and 8. Vol. 1, edited by Max Fisch et al.; vol. 2, edited by Edward C. Moore et al.; vol. 3, edited by Christian Kloesel et al.; vol. 8, edited by The Peirce Edition Project. Bloomington, IN: Indiana University Press.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.