corpo em suspensão: uma investigação sobre escultura, bricolage e natureza-morta
DOI:
https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i1.1056Keywords:
Bricolage, Natureza-morta, AnedoniaAbstract
Esta pesquisa apresenta uma investigação no âmbito da escultura na arte contemporânea com ênfase na construção de um universo particular que se utiliza de objetos coletados para produção de “corpos” que se encontram suspensos entre o real e o imaginário. A pesquisa visa estudar as semelhanças e diferenças entre assemblagem e bricolagem, assim como a relação da natureza morta com os significados literais das palavras que a compõe. O processo criativo que levou à série abordada é destrinchado para uma melhor compreensão através de uma linha do tempo desde as disciplinas cursadas na graduação em Artes Visuais até a elaboração do trabalho de conclusão de Curso. Desse modo, são apresentados alguns trabalhos experimentais em modelagem realizados em Ateliê 1 e duas fotografias sobre um estudo do efêmero, para a partir deles iniciar a abordagem do conjunto de objetos que deu origem a esta pesquisa.
Downloads
References
ANEMITES. Setimia/Cupiditas. 2014. Disponível em: < https://www.behance.net/gallery/20822513/Setimia-Cupiditas>. Acessado em: 14/11/2016.
BRETON, A. Manifesto do surrealismo. 1924. Disponível em: < http://www.culturabrasil.pro.br/zip/breton.pdf >. Acessado em: 14/10/2016.
CHIODETTO, E. Sobre o artista. Disponível em: < http://ederchiodetto.com.br/portfolio-rodrigo-braga-artistas/> Acessado em: 16/11/2016.
DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Editora 34, 2016.
DIDI-HUBERMAN, G. Ser Crânio. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2009.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Natureza-morta. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo360/natureza-morta>. Acessado em: 03/01/2017.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Surrealismo. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3650/surrealismo> . Acessado em: 10/09/2016.
FONSECA, M.; NAVA, R. Conversando sobre artes: Entrevistas com Marcio Fonseca. Disponível em: <http://conversaartes.blogspot.com.br/2014/09/marcio-fonseca-entrevista-raquel-nava.html>. Acessado em:29/10/2016.
HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE, Minha tradução para A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Ato III, cena 1. Disponível em: <http://atragediadehamlet.blogspot.com.br/2011/03/ato-iii-cena-1.html>. Acessado em: 16/02/2017.
HAMLET DE WILLIAM SHAKESPEARE, Minha tradução para A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Ato V, cena 1. Disponível em: <http://atragediadehamlet.blogspot.com.br/2011/03/ato-v-cena-1.html>. Acessado em: 16/02/2017.
LAROUSSE. Bricolage. Disponível em: <http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/bricolage/11132>. Acessado em: 25/01/2017.
LENS CULTURE. Anemites. Luciana Rodriguez. Disponível em: <https://www.lensculture.com/anemites>. Acessado em 14/11/2016.
LÉVI-STRAUSS. C. O Pensamento Selvagem. São Paulo: Papirus Editora, 1989.
LITTIG, S. V. Reflexões sobre a apropriação de objetos na arte contemporânea. Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.
MOMA. Glossary of Art Terms. Disponível em: <https://www.moma.org/learn/moma_learning/glossary>. Acessado em: 20/12/2016.
MOMA. Meret Oppenhein. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/80997>. Acessado em: 10/11/2016.
NINA R. Patricia Piccinini abre exposição em SP misturando realismo e fantástico. Folha. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/10/1692931-patricia-piccinini-abre-exposicao-em-sp-misturando-realismo-e-fantastico.shtml>. Acessado em: 20/11/2015.
ORGAZ, L. F.; PICCININI, P. The naturally artificial world. Disponível em: <http://www.patriciapiccinini.net/printessay.php?id=29>. Acessado em: 30/01/2017.
OXFORD Living Dictionaries. Bricolage. Disponível em: <https://en.oxforddictionaries.com/definition/bricolage>. Acessado em: 25/01/2017.
PSIQWEB. Anedonia. Disponível em: <http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=86>. Acessado em: 28/10/2015.
ROCHA, R. C. A morte chega cedo. Disponível em: <http://files.cargocollective.com/411373/texto-_A-morte-chega-cedo_-expo-beatriz_raquel-2.pdf>. Acessado em: 15/12/2016.
SCARDUA, A. C. Os Sentidos da Felicidade. Disponível em: <https://angelitascardua.wordpress.com/os-sentidos/tato/>. Acessado em: 16/02/2017.
SEITZ, W. C. The art of Assemblage. New York: Museum of Modern Art, 1961, 176 p. Catálogo de Exposição. Disponível em:<https://www.moma.org/momaorg/shared/pdfs/docs/press_archives/2897/releases/MOMA_1961_0112_110.pdf?2010>. Acessado em: 20/12/2016.
ULMER, G. L. The object of post-criticism. In: FOSTER, H. (Org.) Anti-Aesthetic: Essays on postmodern culture. Washington: Bay Press. 1983.
VOLZ, J. Natureza-morta x Still life, 2014. Inhotim. Disponível em: <http://www.inhotim.org.br/blog/tag/natureza-morta/>. Acessado em: 03/01/2017.
SITE DOS ARTISTAS:
ANEMITES http://anemites.com/
BRAGA, R. http://www.rodrigobraga.com.br/
CLARK, K. http://www.kateclark.com/
KANEMAKI, Y. https://www.behance.net/gold44104
NAVA, R. http://raquelnava.net/
PICCININI, P. http://www.patriciapiccinini.net/
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.