ensinar pelo falso e pelo crime: uma proposta em Educação da Cultura Visual a partir de arte falsificada
DOI:
https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7355Palavras-chave:
Educação em Artes Visuais; FalsificaçãoResumo
Este artigo apresenta, de forma modificada, o pré-projeto de pesquisa submetido para seleção de candidatos para o Mestrado Acadêmico em Arte na linha de pesquisa Educação em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília.
Downloads
Referências
AGUIRRE, Imanol. Imaginando um futuro para a educação artística. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: Narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009.
BIRKENSTOCK, Arne. Beltracchi - A Arte da Falsificação. 2014.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.
_________________ A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo, Perspectiva, 2011.
COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo, Editora Brasiliense, 1995. DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília, Editora da pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.
DIKOVITSKAYA, Margaret. A look at visual studies. Disponível em:<<http://chin.nju.edu.cn/zwx/zhouxian/shijue/chapter1/2.doc>>. Acesso em abril de 2010.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003.
FREEDMAN, Kerry. Enseñar la Cultura Visual. Barcelona, Octaedro, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 2010.
GOODMAN, Nelson. Modos de Fazer Mundos. Lisboa, Edições Asa, 1995.
GIROUX, Henry. Atos Impuros: A prática política dos estudos culturais. Porto Alegre, Artmed, 2003.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre, Mediação, 2007.
JAEGER, Werner. Paidéia: A formação do Homem Grego. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
JAMENSON, Frederic. Modernidade Singular. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.
MARTINS, Raimundo. Das belas artes à cultura visual: enfoques e deslocamentos. In: Visualidade e Educação. Goiânia, FUNAPE, 2008, p. 25-35.
MIRZOEFF, Nicholas. Una Introducción a la Cultura Visual. Barcelona, Paidós, 2003.
MITCHELL, W.J.T. Mostrando el ver. In: Estudios Visuales, Murcia ”“ España, num. 1, p 17-40, 2003. Disponível em:<<http://www.estudiosvisuales.net/revista/pdf/num1/mitchell.pdf>> Acesso em março de 2010. ROJAS, Roberto. O laboratório dos museus. Identificações e falsificações. In: O Mundo dos Museus. Navarra, Gráficas Estella, 1979, p. 50-68.
STUHR, Patricia, & FREEDMAN, Kerry. Curriculum change for the 21st th: visual culture in art education. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte. Brasília, Editora Brasil, V.8, n.1, Janeiro/junho de 2009.
TAYLOR, Roger. Arte, Inimiga do Povo. São Paulo, Conrad Editora do Brasil, 2005.
TOURINHO, Irene. Currículo para além das grades: de porões a terraços, praças e jardins... In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte. Brasília, Editora Brasil, V. 8, n. 1, janeiro/junho de 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.