a hegemonia europeia e a falta da arte oriental no departamento de artes visuais da UnB

Autores

  • Mariana Lopes

DOI:

https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7349

Resumo

Este artigo apresenta, de forma modificada, o projeto de pesquisa elaborado como requisito para a aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar ministrada pelo prof. Dr. Cayo Honorato no Curso de Graduação em Artes Visuais (Bacharelado/Licenciatura) pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília no primeiro semestre de 2017. Essa pesquisa será realizada para a busca de respostas sobre o porquê de, no Departamento de Artes Visuais (VIS) da UnB, ser enfatizado o conhecimento artístico de uma parte tão pequena de um planeta tão vasto: sobre o porquê de mal vermos história da arte oriental no departamento, ao longo da formação. Nesse sentido, a pesquisa não será sobre a arte em si, mas principalmente sobre a colonização do saber, o sistema capitalista no qual estamos inseridos, o poder econômico concentrado em alguns territórios do mundo, concedendo certa autoridade, que diz respeito principalmente à questão da dominação dos mais ricos sobre outros, definindo quais produções no mundo têm mais valor, seja ele estético, cultural, espiritual ou financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELL, Julian . Uma Nova História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BONNICI, T. O pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura (1900 a 2001).[online]

BRAUDEL, F. Civilização Material, Economia e Capitalismo séculos XV ao XVIII:As Estruturas do cotidiano. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SAID, Edward. Orientalismo.O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo:Cia das Letras, 1996.

Downloads

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Lopes, M. (2017). a hegemonia europeia e a falta da arte oriental no departamento de artes visuais da UnB. METAgraphias, 2(2). https://doi.org/10.26512/mgraph.v2i2.7349

Edição

Seção

paraDIDÁTICO e INSTRUCIONAL