Complemento de verbos de modalidade, manipulação e de cognição-elocução em Xikrín do Cateté
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v7i2.20603Palavras-chave:
Língua Xikrín. Subordinação. Coordenação. Orações completivas. Nominalizações.Resumo
Neste estudo descrevemos o que corresponde em Xikrin a orações dependentes ou subordinadas completivas em outras línguas do mundo, tendo como foco a investigação de sua natureza verbal ou nominal e os fatores que condicionam uma ou outra. Assim, iniciamos o estudo com uma breve introdução sobre as estratégias que as línguas naturais dispõem para expressar a subordinação de orações. Em seguida, discorremos sobre as estruturas correspondentes da língua Xikrín.Downloads
Referências
Dixon, R. M. W. 2010a. Basic linguistic theory. v. 2. Oxford: Oxford University Press.
Dixon, R. M. W. 2010b. Basic linguistic theory. v. 3. Oxford: Oxford University Press.
Givón, T. 2001. Syntax: a introduction. v. II. Amsterdan: John Benjamins Publishing Press.
Noonan, M. Complementation. In: SHOPEN, Timothy (ed). Language typology and syntactic description. v. 3. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Rodrigues, A. D. 1986. Línguas brasileiras. Para o conhecimento das línguas Indígenas. São Paulo: Edições Loyola.
Thompson, Sandra A. & R. Logacre. Adverbial clauses. 1985. In Timothy Shopen (ed). Language typology and syntactic description. v. 2. Cambridge: Cambridge University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Antropológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.