A The land is yours! Understanding the Implementation of Territory Rights among the Poyanawa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v11i02.28444Keywords:
Poyanáwa. Indigenous rights. Terrytory and cultureAbstract
Este estudo tem por objetivo analisar aspectos da política necessária à demarcação da Terra Indígena (TI) Poanawa. Reunem-se elementos da história, memória, assim como relatos de grandes protagonistas que participaram de forma ativa no processo de demarcação em pauta. O estudo contribui com novos elementos sobre a história de um povo que teve suas relações sociais quebradas, e para o qual a terra é o principal elemento que lhes identifica como povo diferenciado e propagador de uma cultura milenar que, aos poucos, têm-se estruturado de forma supreendente. Todos os pontos apresentados e questionados concluem que sempre houve por parte do povo Puyanawa o sentimento de propriedade e ambivalência indígena. A luta e o protagonismo “Å©di kuá¿–”, bem como o papel dos profissionais não indígenas, serão os principais focos do presente artigo.
Downloads
References
Constant, Jósimo. 2018. História, Memória, Conhecimentos Tradicionais e as Desafiadoras Mudanças Climáticas Sob o Olhar da Perspectiva Indígena Puyanawa.
Giroux, Henry A. 1995. Memória e Pedagogia no maravilhoso mundo da Disney.
In:SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.132-158.
Godim, Sergio Augusto de Albuquerque. 2002. Poyanáwa: sabedoria e resistência. In: Povos do Acre. _História Indígena da Amazônia Ocidental. Ed. Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM). Rio Branco, Acre.
Lima, Rubens de. 1983. Ãndios que Mâncio Lima Catequisou.
Pacheco de Oliveira, João. 2018. O Nascimento do Brasil e Suas Raízes “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades, 2016.
Rosso Walker, Maristela. 2012. A Identidade Puyanawa e a Escola Indígena.
Santos de Paula, Aldir. 1992. Poyanawa, A Língua dos Ãndios da Aldeia Barão: Fonologia e Aspectos Fonológicos e Morfológicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in RBLA agree to the following terms:
a) Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, and the work is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work.