Nixpu Pima
uma prática cultural do povo Huni Kuĩ
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v17i1.60998Palavras-chave:
Identidade cultural, prática cultural, documentação cultural, Huni KuĩResumo
Este texto apresenta uma descrição inédita do Nixpu Pima, prática cultural central do povo Huni Kuĩ. Essa prática cultural marca a transição das crianças para a vida adulta por meio de etapas simbólicas, como a confecção de bancos cerimoniais, pinturas corporais e dos dentes, cantos, danças, isolamento e purificação. Essa prática simboliza crescimento, fortalecimento e preparação espiritual, física e social das crianças para a vida adulta. Além de transmitir saberes tradicionais, reforça os laços familiares e a conexão com a floresta. Pela primeira vez, o evento é descrito com esse nível de detalhe por integrantes nativos e em colaboração com a primeira autora, garantindo autenticidade e respeito à perspectiva cultural dos Huni Kuĩ. Essa descrição reforça a relevância do Nixpu Pima como um ato de resistência e preservação, assegurando a continuidade das tradições e evidenciando a riqueza da cultura Huni Kuĩ no contexto contemporâneo.
Downloads
Referências
DaMatta, Roberto. 2017. Individuality and liminarity: some considerations concerning rites of passage and modernity. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology 14 (1): e141149.
Kaxinawa. Joaquim Paulo de Lima. 2014. Para uma gramática da língua Hãtxa Kuĩ. Tese de Doutorado, Universidade de Brasilia.
Pãteani Huni Kuin, dir., and Tene Huni Kuin, researcher. 2015. Nixpu Pima – Rito de Passagem Huni Kuin. Documentário. Centro de Pesquisa Indígena do Acre (CPI-ACRE). Disponível em: https://cpiacre.org.br/publicacao-acervo/nixpu-pima-rito-de-passagem-huni-kuin e https://www.youtube.com/watch?v=5jnnO1kEuDg.
Peirano, Mariza. 2003. Rituais Ontem e Hoje. São Paulo: Companhia das Letras.
Turner, Victor, Roger D. Abrahams, and Alfred Harris. 2017. The Ritual Process: Structure and Anti-Structure. New York: Routledge.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Linguística Antropológica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.




