On Huni Kui) (Kaxinawá) anthroponyms
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v2i2.16224Resumo
Neste estudo apresento um primeiro inventário dos nomes próprios de pessoa – Kena kuÄ© – na sociedade Huni Kui) (Kaxinawá). Mostro sucintamente como esses nomes se distribuem segundo as duas metades dessa sociedade exogâmica e explico como se dá e quais os critérios que fundamentam a sua escolha através de gerações.Downloads
Referências
Txirá, a.k.a. Luzia, c. 90 year-old maternal grandmother of the author, the eldest person in Terra Indígena do Rio Jordão, State of Acre, Brazil.
Erondina Sales Kaxinawá, c. 70 year-oldwoman, Terra Indígena Praia da Carapanã, State of Acre, Brazil.
Leonço Kaxinawá, c. 70 year-old man, Terra Indígena Alto Purus, State of Acre, Brazil.
Alfonso Manducas Mateus, c. 60 year-oldman, Terra Indígenas da Colônia 27, State of Acre, Brazil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.