Descrição Preliminar da Fonologia do Oro Waram Xijein (Família Txapakúra)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v12i1.35325Palavras-chave:
Oro Waram Xijein, Família Txapakúra, Fonologia.Resumo
A presente pesquisa objetivou a análise e descrição fonológica, de forma preliminar, do Oro Waram Xijein, língua pertencente ao subramo Wari da família Txapakúra. O povo Oro Waram Xijein vive no noroeste do estado de Rondônia, no município de Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia. A pesquisa em tela é fruto de estudos desenvolvido no segundo semestre de 2019 e primeiro de 2020, com a fundamental colaboração de três falantes nativos da variante Oro Waram Xijein, sendo um deles coautor do presente trabalho, em um projeto maior no âmbito do Laboratório de Língua e Culturas Indígenas da Universidade Federal de Rondônia. O repertório teórico e metodológico que subsidiaram esta pesquisa está ancorando, principalmente, na linguística descritiva em trabalhos como Pike (1943, 1947), Jakobson (1939), Ladefoged e Maddieson (1996), Ladefoged (1975), Couto (2016), Apontes (2015) e Rodrigues (2002). Como resultados desse estudo, descrevemos para Oro Waram Xijein treze segmentos consonantais e cinco vocálicos, sendo um deles, o /t͡ʙ̥/, extremamente raro nas línguas do mundo. Descrevemos ainda o molde silábico (C)V(C) para a variante em estudo, sedo a forma CV o padrão prototípico na língua Oro Waram Xijein. O acento primário é fruto de realização fonética. Descrevemos também alguns processos fonológicos existentes neste dialeto, como nasalização, alongamento e redução vocálica, pré-nasalização, laringalização, aspiração, oralização entre outros.
Downloads
Referências
Aikhenvald, Alexandra Y; Dixon, R. M. W. (Org.). 1999a. The Amazon languages, (pp. 107”“124). Cambridge: Cambridge University Press.
Apontes, Selmo Azevedo. 2015. Descrição gramatical do oro waram, variante wari’ norte (Pakaa Nova, Txapakura): fonologia, morfologia e sintaxe. Tese (Doutorados em Linguística). Belo horizonte: Faculdade de Letras da UFMG.
Barbosa, Plínio A, e Madureira, Sandra. Manual de Fonética Acústica Experimental. 2015. São Paulo: Cortez.
Couto, Fábio Pereira. Conexões entre processos morfofonológicos e acento em Manxineru: a variedade Yine (família Aruák) falada no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Linguística). Brasília, UnB.
Chomsky, Noam, e Halle, Morris. 1968. The sound pattern of english. Evanston, and London: Harper & Row.
Crystal, D. 2000. Dicionário de Linguística e de Fonética. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Everett, D. L., e Kern, B. 2006. Wari’: The Pacaas Novos Language of Western Brazil. Taylor & Francis e-Library.
Hayes, Bruce. A metrical stress theory the stress rules. 1981. PhD thesis. Cambridge, Mass: MIT.
Jakobson, Roman, e Halle, Fant. 1956. Fundamentals of Language. Mouton: The Hague.
Jakobson, Roman. 1939 [1972a]. Para a estrutura do fonema. In R. Jakobson. fonema e fonologia. Trad. e notas de J. Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro, (pp.15-52). Copenhage: Livr. Acadêmica.
Ladefoged, Peter. 2001. Vowels and Consonants: An introduction to the sounds of languages. Oxford: Blackwell.
Ladefoged, Peter. A Course in Phonetics. 1975. California, Los Angeles: Harcourt Jovanovich, Inc.
Ladefoged, Peter, e Maddieson, Ian. 1996. The Sounds of the World´s Languages. Massachusetts-USA: Cambridge.
Maeda, C. T. 2000. Descrição Preliminar do Oro Eo: um caso de sílaba embutida no onset.
Dissertação (Mestrado em Linguística). Guajará-Mirim: Campus da UNIR.
Odden, David. 2005. Introducing phonology. Cambridge: Cup.
Pike, Kenneth. 1943. Phonetics a critical account of phonetic theory and a techinique for the pratical description of sounds. Ann Arbor. The University of Michigan Press.
Pike, Kenneth. 1947. Phonemics a Techinique for Reducing to Writing. Ann Arbor. The University or Michigan Press.
Ramirez, H. 2010. Etnônimos e topônimos no Madeira (séculos XVI-XX): um sem-número de equívocos. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, vol. 2, n. 2:13-58.
Rodrigues, Aryon Dall’Igna. 2002. Línguas Brasileira: Para o conhecimento das línguas indígenas. São Paula: Loyola.
Silveira, Francine. 2007. Vogal epentética no português brasileiro: um estudo acústico em encontros consonantais. Dissertação (Mestrado em Linguística). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
Sousa, M. de F. L. 2009. Dicionário da língua ‘Wari’: Oro Mon. Português. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Guajará-Mirim: UNIR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Antropológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.