A Terra é de vocês! Compreendendo a efetivação do direito ao Território no seio do povo indígena Puyanawa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbla.v11i02.28444Palavras-chave:
Poyanáwa. Direitos Indígenas. Território e cultura.Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar aspectos da política necessária à demarcação da Terra Indígena (TI) Poanawa. Reunem-se elementos da história, memória, assim como relatos de grandes protagonistas que participaram de forma ativa no processo de demarcação em pauta. O estudo contribui com novos elementos sobre a história de um povo que teve suas relações sociais quebradas, e para o qual a terra é o principal elemento que lhes identifica como povo diferenciado e propagador de uma cultura milenar que, aos poucos, têm-se estruturado de forma supreendente. Todos os pontos apresentados e questionados concluem que sempre houve por parte do povo Puyanawa o sentimento de propriedade e ambivalência indígena. A luta e o protagonismo “Å©di kuá¿–”, bem como o papel dos profissionais não indígenas, serão os principais focos do presente artigo.
Downloads
Referências
Constant, Jósimo. 2018. História, Memória, Conhecimentos Tradicionais e as Desafiadoras Mudanças Climáticas Sob o Olhar da Perspectiva Indígena Puyanawa.
Giroux, Henry A. 1995. Memória e Pedagogia no maravilhoso mundo da Disney.
In:SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.132-158.
Godim, Sergio Augusto de Albuquerque. 2002. Poyanáwa: sabedoria e resistência. In: Povos do Acre. _História Indígena da Amazônia Ocidental. Ed. Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM). Rio Branco, Acre.
Lima, Rubens de. 1983. Ãndios que Mâncio Lima Catequisou.
Pacheco de Oliveira, João. 2018. O Nascimento do Brasil e Suas Raízes “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades, 2016.
Rosso Walker, Maristela. 2012. A Identidade Puyanawa e a Escola Indígena.
Santos de Paula, Aldir. 1992. Poyanawa, A Língua dos Ãndios da Aldeia Barão: Fonologia e Aspectos Fonológicos e Morfológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RBLA concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.