Recursos de avaliatividade na construção da identidade xerente: julgamentos em discursos de estudantes não índios

Autores

  • Eliane Caldeira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Discurso. Sistema de Avaliatividade. Julgamento. Identidade étnica.

Resumo

Firmada no aparato teórico-metodológico interdisciplinar da Análise de Discurso Crítica (ADC), analiso recursos de avaliatividade utilizados na construção da identidade xerente em discursos de estudantes não índios do ensino médio em uma escola multicultural localizada no Estado do Tocantins. Para realizar a análise dos aspectos avaliativos presentes nos discursos dos estudantes, parto das categorias do Sistema de Avaliatividade proposto Martin e White (2005) e em White (2004), que permite identificar, a partir da perspectiva sistêmico-funcional de linguagem, elementos que comprovem sentimentos e valores “postos” de uma comunidade, de modo a demonstrar emoções, gostos e avaliações normativas. Considerando os estudos críticos sobre identidades sociais de teóricos como Bauman (1999) e Hall (2008), as análises realizadas revelam a construção de identidade(s) étnica(s) xerente marcada(s) por oposições binárias entre o nós versus eles que revelam, nas ocorrências de julgamento por estima social e sanção social, e suas respectivas subcategorias, nos processos avaliativos do comportamento indígena, relações de poder, luta pela hegemonia e embate entre posicionamentos ideológicos.

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Biografia do Autor

Eliane Caldeira, Universidade de Brasília

Professora do Instituto Federal de Brasília e doutoranda em Linguística da Universidade de Brasília.

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Publicado

2016-06-07

Como Citar

Caldeira, E. (2016). Recursos de avaliatividade na construção da identidade xerente: julgamentos em discursos de estudantes não índios. Revista Letra Capital, 1(1), 23–42. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8599

Edição

Seção

Artigos