O texto motivador e o processo de reescrita em português como língua adicional - PLA
Palavras-chave:
Gênero textual acadêmico, reescritura, ensino de PLA.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar o papel que o texto motivador cumpre no processo de produção de textos acadêmicos de alunos estrangeiros estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. Para a produção desses gêneros, parte-se sempre da atividade leitora de textos que abordam temas de domínio internacional, mas relacionados à queles de práticas sociais no âmbito da academia. O procedimento metodológico inclui a correção, o feedback e a reescritura textual. Nesse processo, percebe-se como o texto-estímulo concorre para uma aprendizagem bem-sucedida. Acredita-se que esse procedimento é importante, pois expõe o aprendiz à fonte significativa de input para produção textual, sobretudo na modalidade escrita. Trata-se de análise documental, portanto, de cunho qualitativo e com aporte teórico ancorado em Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008, 2010, 2011), Koch (1997, 1998, 2003, 2004, 2007, 2015), na perspectiva textual, e em (Ellis, 1994) e (Johnson, 2003), notadamente com conceitos da área de língua estrangeira
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