Verbos de trajetória: entre a competência linguística e o conhecimento explítico

Autores

Palavras-chave:

Verbos de trajetória. Locativo. Competência linguística. Conhecimento Explícito da Língua. Aspecto.

Resumo

Este trabalho investiga o estatuto do sintagma preposicional com referência locativa relacionado a verbos de trajetória e tem por objetivo confrontar a competência linguística com o conhecimento gramatical explícito, transmitido por instrução formal via livro didático, acerca do referido objeto de análise. Utilizamos as concepções de Conhecimento Implícito da Língua e Conhecimento Explícito da Língua, segundo Duarte (2008) e Costa et al. (2011), bem como a proposta de Educação Linguística (Lobato 2003; Pilati et al. 2011) e a metodologia de eliciação. O problema de pesquisa referese à incompatibilidade entre o Conhecimento Implícito do falante, que presume facilmente o locativo para a boa formação de sentenças com verbos de trajetória, e a instrução formal, que insiste em ensiná-lo como adjunto adverbial, a despeito de toda a discussão no âmbito da gramática tradicional e da teoria linguística em favor do caráter argumental do locativo nesse tipo de estrutura. À luz dos trabalhos de Souto (2004), Menezes (2005) e Silva e Farias (2011) sobre o fenômeno no Português Brasileiro (doravante PB), desenvolvemos a hipótese de que o locativo com verbos de trajetória desempenha um papel aspectual no evento, podendo ser apagado apenas diante de certos operadores gramaticais ou mediante um contexto discursivo prévio ou dêitico, comportando-se como uma espécie de objeto nulo. A metodologia apoiase na análise de materiais didáticos e na aplicação de testes de julgamento de aceitabilidade junto a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, além de uma produção escrita eliciada, que confirmam parcialmente a hipótese inicial.

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Biografia do Autor

Letícia da Cunha Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília.

Rozana Reigota Naves, Universidade de Brasília

Professora Doutora do Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português.

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Publicado

2018-06-02

Como Citar

Silva, L. da C., & Naves, R. R. (2018). Verbos de trajetória: entre a competência linguística e o conhecimento explítico. Revista Letra Capital, 1(2), 23–52. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8584

Edição

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Artigos