Sobre a Revista
INFORMAÇÕES GERAIS
Periodicidade: anual (fluxo contínuo)
Normas adotadas: American Psychological Association – APA, 7ª edição de 2020.
Idiomas: a revista aceita submissões em português e inglês. Trabalhos submetidos em português devem obrigatoriamente ser traduzidos para o inglês, caso sejam aceitos para publicação. Trabalhos submetidos em inglês não necessitam ser traduzidos para o português.
Taxas de submissão ou publicação: não são cobradas taxas para submissão ou publicação.
Comprovação de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): a revista exige comprovação da aprovação de CEP como parte das normas para submissão de qualquer estudo científico que envolva seres humanos.
Foco e escopo da revista: a revista PsyMHH publica trabalhos originais vinculados a cinco grandes áreas temáticas:
1. Avaliação psicológica e construção de instrumentos psicométricos.
2. Neurociências e farmacologia.
3. Diagnóstico e psicopatologias.
4. Tratamentos, intervenções e terapêuticas.
5. Saúde mental e sua relação com bioética, justiça e direitos humanos.
Tipos de trabalhos aceitos para publicação: os manuscritos devem se enquadrar nas seguintes categorias:
1. Estudos empíricos.
2. Revisões de literatura.
3. Relatos de casos.
Quantidade de autores e titulação: a revista JPsyMHH não aceita trabalhos produzidos por grupos com mais de seis autores. Dentre os autores, pelo menos um deve ter o título de doutor.
Percentual mínimo de manuscritos por volume: a revista JPsyMHH estabelece uma meta mínima de 20 artigos a serem publicados anualmente. Publicações de artigos da comunidade interna (professores e estudantes), não poderão ultrapassar 20% do número total das publicações anuais.
Público leitor a que se destina a revista: profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de saúde, com foco em saúde mental.
Procedimento de avaliação pelos pares: o processo de avaliação na revista ocorre em duas etapas.
1. Na primeira fase (desk review), os manuscritos submetidos passam por uma análise preliminar, na qual será verificada a adequação ao escopo, linha editorial da revista, cumprimento das normas e diretrizes, bem como à detecção de plágio. Caso o manuscrito não atenda a esses critérios, ele é recusado e devolvido ao autor com a devida justificativa. Se aprovado, segue para a etapa seguinte.
2. Na segunda fase (double-blind review), os manuscritos são avaliados por pares em um processo de revisão cega, no qual nem autores e nem revisores têm suas identidades reveladas. A análise é conduzida por pareceristas ad hoc, selecionados conforme suas especialidades acadêmicas. Utilizando um formulário de avaliação, os revisores examinam aspectos como: clareza do texto, consistência dos argumentos, validade dos dados, relevância e atualidade da pesquisa, adequação das referências e descrição metodológica. Com base nessa análise, podem emitir um dos seguintes pareceres:
1. Aceito sem modificações: recomendação para publicação imediata.
2. Revisões requeridas: o manuscrito pode ser publicado, desde que os autores façam as alterações sugeridas e passe por nova avaliação.
3. Recusado: o manuscrito não é recomendado para publicação.
Caso haja divergência entre os pareceres, a decisão final cabe à Comissão Editorial, que pode solicitar uma terceira avaliação. Após a conclusão da etapa de revisão, os editores tomam a decisão editorial e notificam os autores por e-mail.
Política de ética e boas práticas: a revista científica JPsyMHH tem um compromisso inabalável com a ética e a qualidade de suas publicações, seguindo as melhores práticas nacionais e internacionais. Dessa forma, espera-se que todos os envolvidos no processo editorial mantenham uma conduta ética exemplar. Ressalta-se que todo o processo editorial e pós-publicação seguem as recomendações do COPE. Disponíveis em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines