Da invisibilidade à construção intercultural de política pública para o Dia da Etnia Cigana em Itabuna - BA
Palavras-chave:
ciganos, políticas públicas, visibilidade culturalResumo
Rodeados por mitos e estigmas, os povos ciganos foram tidos como espertalhões e trapaceiros, imagem que terminou por marginalizar e aviltar esses povos e sua história. No município de Itabuna, interior da Bahia, a situação de humilhação e marginalização não era/é diferente. Contudo, a partir de trabalho intercultural desenvolvido com base em parcerias diversas e mais intensamente durante o Mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), iniciou-se um processo que contribuiu para a visibilidade da comunidade cigana de Itabuna, BA, o que culminou na implantação da Lei no 2.422/2018, que instituiu o Dia Municipal da Etnia Cigana. Falando inicialmente em ciganidade e parcerias interculturais, o presente trabalho demonstra como a institucionalização de políticas públicas pode se configurar como importante ferramenta de visibilidade e legitimação da cultura e das tradições dos povos ciganos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.