A coletividade na comunidade Me’cürane durante a pandemia da covid-19: explorando estratégias de enfrentamento e violações de direitos durante a crise sanitária

Auteurs-es

  • Iury da Costa Felipe Universidade de Brasília (UnB)

DOI :

https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54426

Mots-clés :

povo indígena Magüta, covid-19, saúde indígena, violação de direitos indígenas

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do projeto "Rede de Articulação de Prevenção à Epidemia Covid-19: Narrativas, Estratégias e Técnicas de Prevenção entre os Povos Tradicionais e de Periferias Urbanas", vinculado ao Laboratório Matula, do Departamento de Antropologia, da Universidade de Brasília (UnB). Ele oferece uma reflexão sobre o conceito de "coletividade" dentro do povo Magüta e sobre a resposta da comunidade indígena Me’cürane à pandemia de covid-19. Nossa análise se concentra nos cuidados com a saúde e a vida no território diante das doenças, partindo das violações dos direitos à saúde e à educação indígena perpetradas pelo governo entre 2018 e 2021. Estas ações minaram os serviços de saúde e educação no território, levando a situações extremas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Iury da Costa Felipe , Universidade de Brasília (UnB)

Indígena do povo Magüta - Tikuna. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UnB. Assessor técnico do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), tradutor no projeto Estatuto de Criança e Adolescente (ECA) e pesquisador no projeto Justiça de Transição para Povos Indígenas no Brasil, pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR).

Téléchargements

Publié-e

2024-06-24

Comment citer

DA COSTA FELIPE , Iury. A coletividade na comunidade Me’cürane durante a pandemia da covid-19: explorando estratégias de enfrentamento e violações de direitos durante a crise sanitária. Interethnic@ - Revue d’Études sur les Relations Interethniques, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 109–130, 2024. DOI: 10.26512/interethnica.v24i1.54426. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/54426. Acesso em: 21 nov. 2024.