Estudantes indígenas: a invisibilidade nas instituições de ensino e nos dados estatísticos

Auteurs-es

  • Braulina Aurora Universidade de Brasília - UnB

DOI :

https://doi.org/10.26512/interethnica.v21i3.21197

Mots-clés :

indígenas, educação superior, universidade pública

Résumé

Relatos sobre a presença indígena apresentam um aumento significativo nas declarações oficiais, em especial aqueles que destacam a importância nessas instituições. Mas esses discursos contrastam com a ausência de informações e acompanhamento institucional a esses estudantes. Este artigo discute este percurso e processo de invisibilização nos dados das instituições que receberam alunos indígenas, desde a implantação nacional de políticas afirmativas nas universidades. Sugerimos que esta invisibilização pode ser entendida como prática de racismo institucional sendo necessário falar e construir novas políticas de visibilidade acadêmica indígena de forma a promover a redução dessa violência.

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Biographie de l'auteur-e

Braulina Aurora, Universidade de Brasília - UnB

Estudante Indígena do povo Baniwa, graduanda em antropologia na Universidade de Brasília. Ativista do movimento Indígena, e presidente da associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília - AAIUnB. Defensora de questão de Genero e atuante na discussão, racismo institucional, violência contra mulher, invisibilidade de estudantes indígenas nas universidades, levando esses debates para dentro das universidades, roteirista de documentários indígenas, lutadora pelo protagonismo de indígenas nos lugares de fala. Articuladora de Antropólogos indígenas no Brasil, juntamente com os demais estudantes indígenas.

Références

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Publié-e

2018-12-30

Comment citer

AURORA, Braulina. Estudantes indígenas: a invisibilidade nas instituições de ensino e nos dados estatísticos. Interethnic@ - Revue d’Études sur les Relations Interethniques, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 3–7, 2018. DOI: 10.26512/interethnica.v21i3.21197. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/21197. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

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