Nota Editorial
DOI :
https://doi.org/10.26512/interethnica.v20i1.15331Résumé
Prezadas leitoras e leitores.
Com a publicação do dossiê intitulado Estados, territórios e autodeterminação indígena na América Latina, a Interethnic@ objetiva contribuir com a divulgação das comunicações apresentadas no Simpósio “Estados plurinacionais, territórios e autodeterminação indígena: o desafio epistemológico da reflexão decolonial”, no âmbito do Primeiro Congresso Internacional dos Povos Indígenas da América Latina (CIPIAL), realizado na cidade de Oaxaca (México), no ano de 2013.
Desse modo, também busca somar-se as propostas epistêmicas que destacam as reflexões produzidas por investigadores e agentes locais, objetivando o diálogo intercultural. No entanto, preservando a avaliação por pares e o rigor acadêmico no processo editorial. A generosidade das autoras e autores e de Sandra Nascimento, organizadora do simpósio e deste dossiê, foram fundamentais para a compilação desses trabalhos que publicamos sob as modalidades de artigos e comunicações.
Os trabalhos deste dossiê apresentam análises diferenciadas sobre as relações interétnicas a partir de diversos contextos nacionais das Américas ”“ Colômbia, Chile, Equador, México, Peru e Venezuela, em perspectiva histórica e muldisciplinar ”“ Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais, e Sociologia. Assim, a Interethnic@ continua avançando na consolidação da sua missão institucional orientada para a compreensão de ditas relações e propiciando debates entre estudiosos das Ciências Sociais, em particular a Antropologia, e com sujeitos epistêmicos para além do campo acadêmico.
A publicação do presente volume confirma também o compromisso institucional da Interethnic@ na busca pela afirmação política e científica das relações interétnicas e raciais como campo de pesquisa. Nesse proposito, de um lado, salienta-se a importância de aunar esforços para garantir a qualidade e periodicidade das publicações da revista. De outro, a necessidade de promover a publicação e divulgação de análises autônomas e resilientes diante dos crescentes desafios impostos pelo acirramento da mercantilização do conhecimento.
Salientamos também a contribuição dos pareceristas, dos graduandos e pós-graduandos da equipe de apoio, da assessoria, do comitê e do conselho editorial da Interethnic@. Esse esforço cotidiano e voluntário permite a vitalidade da nossa revista.
Elizabeth Ruano Ibarra
Editora
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DROITS D'AUTEUR ET EXCLUSIVITÉ
Au moment de la soumission, les auteurs s'engagent à ne pas envoyer ce manuscrit à une autre revue pendant le processus d'évaluation. Inversement, la Revue n'accepte pas les articles qui sont encore en cours d'évaluation dans d'autres revues. La Revue n'acceptera pas non plus deux évaluations simultanées du même auteur.
La soumission implique automatiquement l'attribution intégrale du droit d'auteur, y compris de la traduction, si l'article est approuvé pour publication. Les auteurs peuvent reproduire leurs articles, Ã condition que la source originale (Revue Interethnica) soit citée.
BONNES PRATIQUES SCIENTIFIQUES
Tous les articles soumis seront soumis à un test de plagiat et d’auto-plagiat ou republication (publication comme matériel non publié de textes déjà publiés). Les éventuels cas de mauvaises pratiques seront examinés et décidés par le Comité de Rédaction conformément aux directives du Conseil National de Développement Scientifique et Technologique (CNPq).
L'intégrité du contenu des articles n’engage que leurs auteurs.