Pensando o futuro dos povos indígenas: A identificação de terras indígenas enquanto processo dialógico

Autores/as

  • Adolfo Neves de Oliveira Jr. Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v1i2.11687

Palabras clave:

Relações interétnicas. indigenismo. terras indígenas.

Resumen

A discussão sobre o aspecto técnico da identificação e delimitação de Terras Indígenas tem necessariamente que ser precedida por uma reflexão relativa às bases sobre as quais essa se assenta. Já foi ressaltado que a categoria de Área de Ocupação Tradicional, chave constitucional para o processo, é uma categoria jurídica e não antropológica. É necessário assim compreender a especificidade do estabelecimento de tal categoria para se delimitar com propriedade o campo de atuação de antropólogos no processo de identificação de Terras Indígenas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adolfo Neves de Oliveira Jr., Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Antropologia Social (The University of St. Andrews. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Estudos Afro-Brasileiros, atuando principalmente nos seguintes temas: territorialidade (comunidades Indígenas e de quilombos), etnologia indígena, etnologia afro-brasileira, povos indígenas e estados nacionais, relações interétnicas, organização social e parentesco, ritos sociais, estética e moralidade da vida social, antropologia das emoções e teoria antropológica.

Publicado

2013-12-09

Cómo citar

OLIVEIRA JR., Adolfo Neves de. Pensando o futuro dos povos indígenas: A identificação de terras indígenas enquanto processo dialógico. Interethnic@ - Revista de Estudios en Relaciones Interétnicas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 13–18, 2013. DOI: 10.26512/interethnica.v1i2.11687. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11687. Acesso em: 21 nov. 2024.