Por outras epistemologias: os quilombos como espaços de construção de conhecimentos

Authors

Keywords:

epistemologias de resistência, feminino quilombola, universalismos coloniais

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de conhecimento e ciência e as formas de vida e epistemologias nos quilombos. É possível construir conhecimentos científicos, considerando outras epistemologias, sem negar a autoridade e a história das ciências e da produção dos conhecimentos científicos? O objetivo é problematizar a existência de dinâmicas epistemológicas e de elaboração de conhecimentos em contextos específicos, que por vezes são desconhecidas ou tratadas como menores e sem valor científico. O artigo nasce de debates sobre o valor dos conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais, especificamente dos/nos quilombos, compreendendo que esses são conhecimentos que se baseiam em “fórmulas próprias” ou em uma ciência específica. Serão analisadas literaturas que ajudem a encontrar o lugar das epistemologias nos ser/fazer/viver dos/nos quilombos, visto que se observa a existência de dinâmicas e formulação de conhecimentos próprios, cujas mulheres são protagonistas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Givânia Maria da Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPG-SOL), da UnB. Membro fundadora do Coletivo de Educação Quilombola da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

Published

2022-04-19

How to Cite

SILVA, Givânia Maria da. Por outras epistemologias: os quilombos como espaços de construção de conhecimentos. Interethnic@ - Interethnic Relations Studies Journal, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 100–127, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/25545. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Resistência Afro na América Latina