Sobre a Revista

A Revista de Estudos em Relações Interétnicas acompanha a crescente e intensa atividade das pesquisadoras e pesquisadores sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e Humanidades, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural e antirracista entre sujeitos de diferentes sistemas de conhecimento.

A Interethnica é um periódico exclusivamente on-line. Publica artigos originais, conferências, entrevistas, ensaios visuais e bibliográficos, resenhas (de livros e filmes) e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas e/ou discussões teóricas relevantes para o campo de estudos sobre relações interétnicas e raciais, compreendidas em sentido abrangente. São aceitas submissões em português, espanhol, francês ou inglês. Os artigos selecionados pela Equipe Editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de duplo anonimato.

A partir de 2021, a Interethnica passou a ser editada pelas pesquisadoras e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPG-PCTs), da Universidade de Brasília (UnB). O PPG-PCTs é um programa interunidades, contando com a participação da Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Faculdade de Educação (FE), do Instituto de Ciências Sociais (ICS), por meio do Departamento de Antropologia (DAN), e do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS).

No quadriênio 2013-2016, a Interethnica foi classificada no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como um periódico B2 na área de Antropologia e B4 na área Interdisciplinar.

Indexações: OJS, Qualis, PKP/Index, Sumários, Diadorim, Livre.

PARCERIAS

Rede de Estudos Ameríndios (REA)

Parceria editorial, firmada em outubro de 2013, para a consecução de objetivos relacionados ao fortalecimento e à divulgação de estudos ameríndios nas Américas e no mundo. Participam da REA os seguintes periódicos:

Interethnica - Revista de Estudos em Relações Interétnicas

Espaço Ameríndio

Recherches Amérindiennes au Québec

O acordo prevê:

  • O planejamento e publicação bilingue de textos e números especiais entre dois ou mais periódicos da rede de acordo com suas normas editoriais;
  • A indicação de pareceristas para dinamizar e internacionalizar o processo de aprovação, revisão e publicação de textos e números especiais bilíngues nos periódicos da rede e em conformidade com suas normas editoriais;
  • O planejamento e realização de conferências, seminários, encontros e oficinas em reuniões científicas para promover os estudos ameríndios; e
  • A divulgação e distribuição dos periódicos nas comunidades antropológicas, organizações indígenas e indigenistas, movimentos indígenas e povos indígenas da América Latina, América do Norte e Caribe.

POLÍTICA EDITORIAL

Foco e escopo

A Revista de Estudos em Relações Interétnicas é um periódico científico eletrônico. Seu público são os diversos sujeitos voltados para compreender as relações interétnicas e raciais na perspectiva das Ciências Sociais e Humanidades.

Se incentiva a submissão de manuscritos de autoria de pesquisadoras e pesquisadores em diferentes níveis acadêmicos. São recebidos para avaliação, em fluxo contínuo, artigos originais, ensaios bibliográficos e visuais, resenhas (de livros e filmse), entrevistas, conferências e outros textos de natureza acadêmica ou técnica que apresentem pesquisas empíricas e/ou discussões teóricas relevantes para o campo de estudos sobre relações interétnicas e raciais, compreendidas de forma abrangente.

Processo de avaliação pelos pares

O material submetido à Interethnica deve ser inédito, original e não pode estar simultaneamente em tramitação editorial em outros periódicos. A pertinência para publicação será avaliada pela Equipe Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial do periódico) e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições), doutoras e doutores de reconhecido mérito científico na área de conhecimento em questão

A avaliação por pareceristas ad hoc obedece ao regime de duplo anonimato. Essa avaliação ad hoc é possível pela doação anônima e não remunerada de tempo e conhecimento para o aprimoramento dos manuscritos que serão levados a público. Essa dinâmica é fundamental para a qualidade das publicações e a consolidação do campo de estudos em relações interétnicas e raciais. 

Somente trabalhos com duas admissões serão publicados, sempre que forem acatadas eventuais sugestões de aprimoramento.

Periodicidade

Quadrimestral em três volumes por ano: janeiro/abril; maio/agosto e setembro/dezembro.

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, a fim de contribuir para a democracia, o desenvolvimento das ciências e do pensamento crítico para a emancipação dos povos.

Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custos. O público usuário pode ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos desta revista sem necessidade de solicitação de permissão prévia. Esta revista está sob o regime de licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.