Por outras epistemologias: os quilombos como espaços de construção de conhecimentos

Autores

Palavras-chave:

epistemologias de resistência, feminino quilombola, universalismos coloniais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de conhecimento e ciência e as formas de vida e epistemologias nos quilombos. É possível construir conhecimentos científicos, considerando outras epistemologias, sem negar a autoridade e a história das ciências e da produção dos conhecimentos científicos? O objetivo é problematizar a existência de dinâmicas epistemológicas e de elaboração de conhecimentos em contextos específicos, que por vezes são desconhecidas ou tratadas como menores e sem valor científico. O artigo nasce de debates sobre o valor dos conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais, especificamente dos/nos quilombos, compreendendo que esses são conhecimentos que se baseiam em “fórmulas próprias” ou em uma ciência específica. Serão analisadas literaturas que ajudem a encontrar o lugar das epistemologias nos ser/fazer/viver dos/nos quilombos, visto que se observa a existência de dinâmicas e formulação de conhecimentos próprios, cujas mulheres são protagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givânia Maria da Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPG-SOL), da UnB. Membro fundadora do Coletivo de Educação Quilombola da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

SILVA, Givânia Maria da. Por outras epistemologias: os quilombos como espaços de construção de conhecimentos. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 100–127, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/25545. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Resistência Afro na América Latina