Haitianos no ensino superior brasileiro e suas narrativas sobre as relações raciais brasileiras
Palavras-chave:
estudantes haitianos, imigração haitiana, relações raciais no BrasilResumo
O presente artigo discute as narrativas sobre as relações raciais brasileiras de estudantes haitianos, tendo como espectro explicativo suas trajetórias. Com base na pesquisa etnográfica realizada entre os anos de 2017 e 2018, a qual definiu como universo de pesquisa os alunos haitianos ingressantes deste período, foram entrevistados sete estudantes na Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de entrelaçar suas perspectivas sobre as relações raciais brasileiras com suas trajetórias. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais são as interpretações dos estudantes haitianos sobre as relações raciais no Brasil e como eles elaboram essas interpretações? Os interlocutores desta pesquisa apresentam interpretações que minimizam as experiências de racismo no Brasil quando comparadas à experiência da diáspora anterior à chegada ao Brasil. Justificam essa postura pela sua história de resistência haitiana, bem como pelas suas perspectivas de vida na obtenção do diploma de ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.