Haitianos no ensino superior brasileiro e suas narrativas sobre as relações raciais brasileiras

Autores

Palavras-chave:

estudantes haitianos, imigração haitiana, relações raciais no Brasil

Resumo

O presente artigo discute as narrativas sobre as relações raciais brasileiras de estudantes haitianos, tendo como espectro explicativo suas trajetórias. Com base na pesquisa etnográfica realizada entre os anos de 2017 e 2018, a qual definiu como universo de pesquisa os alunos haitianos ingressantes deste período, foram entrevistados sete estudantes na Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de entrelaçar suas perspectivas sobre as relações raciais brasileiras com suas trajetórias. A pergunta norteadora da pesquisa é: quais são as interpretações dos estudantes haitianos sobre as relações raciais no Brasil e como eles elaboram essas interpretações? Os interlocutores desta pesquisa apresentam interpretações que minimizam as experiências de racismo no Brasil quando comparadas à experiência da diáspora anterior à chegada ao Brasil. Justificam essa postura pela sua história de resistência haitiana, bem como pelas suas perspectivas de vida na obtenção do diploma de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Ribeiro Troitinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFSM. Membro dos grupos de pesquisa Estudos Contemporâneos e Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

Maria Clara Mocellin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Doutora em Ciências Sociais e professora do Departamento de Ciências Sociais da UFSM. Membro dos grupos de pesquisa Estudos Contemporâneos e Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

TROITINHO, B. R.; MOCELLIN, M. C. Haitianos no ensino superior brasileiro e suas narrativas sobre as relações raciais brasileiras. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72–99, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/24248. Acesso em: 3 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Resistência Afro na América Latina