Nota Editorial

Autores

  • Elizabeth del Socorro Ruano Ibarra Departamento de Estudos Latino-americanos- ELA-UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v20i1.15331

Resumo

Prezadas leitoras e leitores.

Com a publicação do dossiê intitulado Estados, territórios e autodeterminação indígena na América Latina, a Interethnic@ objetiva contribuir com a divulgação das comunicações apresentadas no Simpósio “Estados plurinacionais, territórios e autodeterminação indígena: o desafio epistemológico da reflexão decolonial”, no âmbito do Primeiro Congresso Internacional dos Povos Indígenas da América Latina (CIPIAL), realizado na cidade de Oaxaca (México), no ano de 2013.

Desse modo, também busca somar-se as propostas epistêmicas que destacam as reflexões produzidas por investigadores e agentes locais, objetivando o diálogo intercultural. No entanto, preservando a avaliação por pares e o rigor acadêmico no processo editorial. A generosidade das autoras e autores e de Sandra Nascimento, organizadora do simpósio e deste dossiê, foram fundamentais para a compilação desses trabalhos que publicamos sob as modalidades de artigos e comunicações.

Os trabalhos deste dossiê apresentam análises diferenciadas sobre as relações interétnicas a partir de diversos contextos nacionais das Américas ”“ Colômbia, Chile, Equador, México, Peru e Venezuela, em perspectiva histórica e muldisciplinar ”“ Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais, e Sociologia. Assim, a Interethnic@ continua avançando na consolidação da sua missão institucional orientada para a compreensão de ditas relações e propiciando debates entre estudiosos das Ciências Sociais, em particular a Antropologia, e com sujeitos epistêmicos para além do campo acadêmico.

A publicação do presente volume confirma também o compromisso institucional da Interethnic@ na busca pela afirmação política e científica das relações interétnicas e raciais como campo de pesquisa. Nesse proposito, de um lado, salienta-se a importância de aunar esforços para garantir a qualidade e periodicidade das publicações da revista. De outro, a necessidade de promover a publicação e divulgação de análises autônomas e resilientes diante dos crescentes desafios impostos pelo acirramento da mercantilização do conhecimento.

Salientamos também a contribuição dos pareceristas, dos graduandos e pós-graduandos da equipe de apoio, da assessoria, do comitê e do conselho editorial da Interethnic@. Esse esforço cotidiano e voluntário permite a vitalidade da nossa revista.

Elizabeth Ruano Ibarra

Editora

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

RUANO IBARRA, Elizabeth del Socorro. Nota Editorial. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/interethnica.v20i1.15331. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/15331. Acesso em: 23 abr. 2024.