Pluralidade jurídica, territorialidade e identidade: Mediação de conflitos em área de sobreposição de Terra Indígena e Unidade de Conservação no Vale do rio Mamanguape, Paraíba
Palavras-chave:
AntropologiaResumo
O tema central deste trabalho é uma abordagem dos conflitos socioambientais em área de sobreposição entre Terra Indígena (TI) e Unidades de Conservação da Natureza (UC) no Vale do Rio Mamanguape, litoral norte do Estado da Paraíba. Enfoca-se nessa abordagem um dos principais conflitos tratados na esfera jurídico- estatal entre 1997 e 2005 por meio da atuação do Ministério Público Federal (MPF) do Estado da Paraíba, tendo como alvo a questão da expansão da carcinocultura (produção de camarão em tanques) nos manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape conduzida por moradores da aldeia Tramataia, integrante da TI Potiguara. Neste estudo desenvolve-se uma interpretação da dinâmica dos conflitos socioambientais resultantes da presença humana em áreas de sobreposição de TI e UC.Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS E EXCLUSIVIDADE
Ao submeter um manuscrito, a autora ou autor se compromete a não enviá-lo a outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra.
Após publicado pela Interethnica, o texto também não deverá ser submetido a outro periódico.
A submissão dos originais à Interethnica implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais, inclusive de tradução.
Uma vez publicado no sítio eletrônico do periódico e em sua versão integral como arquivo PDF, o texto poderá ser auto-arquivado (em sítios eletrônicos pessoais, em repositórios institucionais etc.) e reproduzido, desde que explicitada a referência à Interethnica.
BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS
Todos os artigos submetidos à Interethnica passarão por testes de plágio e republicação.
O conteúdo dos manuscritos publicados pela revista é de inteira responsabilidade da autora ou autor.