A identificação da T.I. Potiguara de Monte-Mor e as conseqüências (im)previstas do Decreto 1775/96

Autores

  • Sidnei Clemente Peres Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v6i2.12337

Palavras-chave:

Conflitos socioambientais. territorialidade. indigenismo.

Resumo

O Decreto 1775/96, que redefiniu os procedimentos administrativos de reconhecimento oficial das terras indígenas, sofreu grande resistência por parte das organizações indígenas e entidades de apoio. As análises catastróficas que antecipavam uma enxurrada de revisões, e consequentemente de reduções, de áreas indígenas já demarcadas e homologadas, assim como a paralisação de novas identificações e delimitações, não se concretizou. Entretanto, no caso da identificação da Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, o decreto surtiu os efeitos nocivos alardeados. Nesta comunicação será descrito o processo de identificação que já se arrasta por mais de dez anos em virtude dos entraves burocráticos que dificultam o atendimento das demandas territoriais de várias famílias Potiguara no litoral norte da Paraíba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Clemente Peres, Universidade Federal Fluminense

Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI). Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa sobre movimento indígena no Rio Negro, Amazonas, onde atuou como assessor de organizações indígenas e agências não governamentais. Coordenou grupos de trabalho de identificação de terras indígenas na Paraíba (Nordeste) e no Rio Negro (Amazônia). Coordena projetos de pesquisa e extensão junto à comunidade e à Associação dos Remanescentes de Quilombo da Rasa, no município de Armação de Búzios/RJ. Atua academicamente e profissionalmente nas seguintes áreas: Etnicidade, Política e Transformações Sociais; Indigenismo e Movimento Indígena no Brasil; Etnologia Indígena na Amazônia e no Nordeste; Povos Tradicionais, Territorialidade e Conflitos Socioambientais.

Downloads

Publicado

2014-01-08

Como Citar

PERES, Sidnei Clemente. A identificação da T.I. Potiguara de Monte-Mor e as conseqüências (im)previstas do Decreto 1775/96. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 24–39, 2014. DOI: 10.26512/interethnica.v6i2.12337. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/12337. Acesso em: 24 abr. 2024.