Terra, Luta e Trans(formação) no Movimento Indígena de Roraima

Autores

  • João Francisco Kleba Lisboa UFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v21i2.12241

Palavras-chave:

movimento indígena, transformação, educação formal, raposa-serra do sol

Resumo

Neste artigo busca-se discutir a relação entre as lutas por demarcação de terras indígenas no estado de Roraima, extremo Norte do Brasil, que contou com a participação ativa de indígenas em lugares até então inéditos, e a construção das principais organizações indígenas de Roraima, assim como o recente investimento daqueles povos indígenas (sobretudo os Macuxi e Wapichana) na construção de espaços de educação específica e diferenciada e no ingresso nas universidades. A luta por direitos permanece após a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e a educação formal entra na pauta das reivindicações do movimento indígena, assim como é por este utilizada para fortalecer e consolidar sua “agencialidade” e seu poder de mobilização.

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Publicado

2018-08-26

Como Citar

LISBOA, João Francisco Kleba. Terra, Luta e Trans(formação) no Movimento Indígena de Roraima. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 66–89, 2018. DOI: 10.26512/interethnica.v21i2.12241. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/12241. Acesso em: 29 mar. 2024.