Identidades emergentes, soluções heterodoxas: O caso da (não) demarcação da Terra Indígena Tapeba

Autores

  • Henyo Trindade Barretto Filho Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v4i2.11670

Palavras-chave:

Políticas indigenistas. territorialização. Tapeba.

Resumo

Tendo em vista o caráter do workshop, que pretende reunir subsídios para “definir uma prática indigenista que trate com habilidade questões comuns a quase todas as etnias do Leste e Nordeste”, optei por reconstituir aqui o caso Tapeba naquilo que ele me parece importante para atingir esse objetivo: as lições e ensinamentos que podemos extrair das peculiaridades do processo de reconhecimento oficial, pelo Estado, dos Tapeba e de sua terra, como uma contribuição para redefinir o procedimento de demarcação de terras indígenas no Nordeste e Leste. Tento destacar, nesta comunicação, o que torna os Tapeba um caso exemplar. Para tanto, faz-se necessário, no meu entendimento, partir de alguns princípios normativos preliminares (que eu gostaria de sugerir e colocar em discussão), bem como considerar algumas questões gerais (já abordadas em palestras e comunicações precedentes) e dar algumas informações sobre os próprios Tapeba, para situarmo-nos melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henyo Trindade Barretto Filho, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Diretor Acadêmico do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Ciências Ambientais, com ênfase em relações interétnicas, cultura e meio ambiente, e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, política indigenista, meio ambiente, unidades de conservação, política ambiental e gestão territorial e ambiental. 

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

BARRETTO FILHO, Henyo Trindade. Identidades emergentes, soluções heterodoxas: O caso da (não) demarcação da Terra Indígena Tapeba. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–10, 2013. DOI: 10.26512/interethnica.v4i2.11670. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/11670. Acesso em: 24 abr. 2024.