O mundo nas mãos do adolescente: entre Apolo e Dioniso, entre o eros e o caos
entre Apolo e Dioniso, entre o eros e o caos
Resumo
A partir da série Poderosa, de Sérgio Klein, analiso a representação do adolescente na personagem-heroína Joana Dalva, que tem o dom de mudar os acontecimentos através da escrita. A análise parte da polaridade Apolo/Dioniso conforme Friedrich Nietzche e começa por apresentar a série em seu contexto gráfi co, mostrando como ele contribui para a identifi cação entre texto e destinatário; a seguir, apresento a protagonista em suas relações com os demais elementos narrativos, refl etindo sobre o modo como ela exerce seu poder e seu signifi cado enquanto metáfora dos confl itos psíquicos e corpossensuais causados pelas transformações próprias da idade. O trabalho inclui um breve panorama historiográfi co da juventude a partir das relações do seu corpo com o corpo coletivo, ou sociocultural, auxiliando a localizar a obra de Klein na pós-modernidade e confi rmando-o como sintoma de uma visão apolinizada do adolescente pela sociedade contemporânea. Para concluir, junto com o relato das informações obtidas a partir de uma rápida enquete feita com bibliotecárias de Porto Alegre e de outras cidades do Rio Grande do Sul, situo a série no sistema literário e procuro diagnosticar as causas do seu êxito junto ao jovem público leitor.
Downloads
Referências
HUTCHEON, Linda (1990). The politics of postmodernism. Londres/Nova Iorque: Routledge.
KAPLAN, Louise (2004). Adolescencia: el adiós a la infancia. Buenos Aires: Paidós.
KLEIN, Sérgio (2008a). Poderosa 1: diário de uma garota que tinha o mundo na mão. São Paulo: Fundamento.
________ (2008b). Poderosa 2: diário de uma garota que tinha o mundo na mão. São Paulo: Fundamento.
________ (2007). Poderosa 3: diário de uma garota que tinha o mundo na mão. São Paulo: Fundamento.
________ (2008c). Poderosa 4: diário de uma garota que tinha o mundo na mão. São Paulo: Fundamento, 2008c.
MAZZARELLA, Sharon R. et al. (2009). Os jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed.
NIETZCHE, Friedrich (2006). O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras.
OBIOLS, Silvia (2006). Adultos en crisis: jóvenes a la deriva. Buenos Aires: Noveduc.
ONFRAY, Michel (1999). A arte de ter prazer. São Paulo: Martins Fontes.
PALMA, Brian de. (1976) Carrie. California: MGM.
ZUSAK, Markus (2002). Eu sou a mensagem. Rio de Janeiro: Intrínseca.
LEVI, Giovanni; SCHMIDT, Jean-Claude (org.) (1996). Historia de los jóvenes: de la antigüedad a la edad moderna, vol. 1. Madri: Taurus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.