A construção de um corpo liberado:
a trilogia Catarina, de Alina Paim
Resumo
A partir de uma tipologia sobre a representação do corpo nas narrativas de autoria feminina, o presente trabalho acompanha a trajetória de Catarina, protagonista de três romances de Alina Paim ”“ O sino e a rosa, A chave do mundo e O círculo ”“ enfatizando as etapas percorridas para a construção de um corpo liberado.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BOOTH, Wayne C. A retórica da ficção. Trad. de Maria Teresa H. Guerreiro. Lisboa: Arcadia, 1980.
PAIM, Alina. A chave do mundo. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
_______. O círculo. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
_______. O sino e a rosa. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.