Gênero e “raça” na literatura brasileira
Resumo
A partir da leitura de textos teóricos que discutem relações entre gênero e raça e tendo por base estudos realizados por mim sobre representações de mulheres negras, pretendo rever este tópico dos estudos contemporâneos focalizando a literatura brasileira.
Downloads
Referências
ALENCAR, José de. O Guarani, em _______. Obras completas. v. 3. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964.
ALMEIDA, Manuel Joaquim de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Ática, 2001.
ANTHIAS, Floya e YUVAL-DAVIS, Nira. Racialized boundaries: race, nation, gender, colour and classe ant the anti-racist struggle. London; New York: Routledge, 1996.
BHABHA, Homi. “DissemiNação: O tempo a narrativa e as margens da nação moderna”, em _______. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila e outros. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. pp. 198-238.
CARVALHO, Murilo de. A formação das almas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
GILMAN, Sander L. “Black bodies, white bodies: toward an inconography of female sexuality in late nineteenth-century art, medicine and literature”, em GATES Jr., Henry Louis (org.). “Race”, writing, and difference. Chicago; London: The University of Chicago Press, s/d.
HOOKS, Bell. Black looks: race and representation. Boston: South End Press, 1992.
LAURETIS, Teresa de. “A tecnologia do gênero”, em HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. pp. 206-42.
QUEIROZ Jr, Teófilo. A mulata e o preconceito de cor na literatura brasileira. São Paulo: Ática, 1982.
Quilombhoje. Cadernos Negros: os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998.
SANTIAGO, Silviano (org.). Intérpretes do Brasil. v. 1. Rio de Janeiro, Aguilar, 2000.
SOUZA, Florentina. Afrodescendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
ST. JEAN, Yanick e FEAGIN, Joe R. Double burden: black women and every day racism. New York; London: M. E. Sharpe, 1998.
STEPAN, Nancy Leys. “Raça e gênero: o papel da analogia na ciência”, em HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. pp. 72-96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.