O caminho do mar:
processo de subjetivação nas personagens de Abril despedaçado
Resumo
Compreendendo a bolandeira como imagem-síntese das relações entre as personagens do filme Abril despedaçado, lançado por Walter Salles em 2001, o artigo analisa de que forma o entrelaçamento entre o público e o privado evidencia a prevalência da “lei-da-casa” em suas relações sociais no âmbito tanto do trabalho quanto doméstico. A criança é representada na narrativa como sujeito violentado que, na sua afirmação como sujeito, aponta para um caminho alternativo ao ciclo de violência da família, forjando a esperança na impossibilidade de sua existência.
Downloads
Referências
ARIÈS, Phillipe. História social da infância e da família. Trad. de Dora Flaskman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas: Papirus, s/d.
BOURDIEU, Pierre. “A ilusão biográfica”, em Razões práticas sobre a teoria da ação. Trad. de Mariza Corrêa. São Paulo: Papirus, 1996.
DaMATTA, Roberto. Conta de mentiroso. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
DEMASI, Domenico & PEPE, Dunia. As palavras no tempo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
FREIRE, Gilberto. Casa grande e senzala. 18 ed. Rio de Janeiro: Record, 1992.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. de Martha Conceição Gambini. Rio de Janeiro: Paz e Terra/UNESP, 1990.
GONÇALVES, Hebe Signorini. Infância e violência no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ/Nau, 2003.
JONES, Nick. “Blood meridian”, em Sight and sound, nº. 12 em vnweb.hwwilsonweb.com. Acesso em 22/06/2004.
MCGAVIN, Patrick. “Mythic sun”, Indie wire, Toronto, 2001, disponível em www.abrildespedacado.com, acesso em 20/05/2004.
PASOLINI, Pier Paolo. Empirismo hereje. Trad. de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Assírio e Alvim, 1982.
QUINN, Anthony. “Behind the sun”, em The observer, Londres, 2002, disponível em www.abrildespedacado.com.br, acesso em 20/05/2004.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.