Dar forma ao impublicável: Carolina Maria de Jesus e sua arte
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018595Palavras-chave:
Carolina Maria de Jesus, forma literária, fome, abolicionismoResumo
Este artigo apresenta procedimentos estéticos que Carolina Maria de Jesus usou para tornar publicáveis, em Quarto de despejo, materiais que ela considerava impublicáveis. Tais procedimentos permitem conhecer alguns dos traços de um projeto estético e intelectual que parece ter orientado a escrita e a leitura de Carolina desde meados dos anos 1950 até sua morte em 1977.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio; DANTAS, Vinicius (2002). Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34.
CARVALHO, Antonio José de; DEUS, João de (1890). Dicionário Prosódico de Portugal e Brasil. Porto, Rio de Janeiro: Lopes & Cia, Frederico Augusto Schmidt. Disponível em https://bit.ly/33F4ktt. Acesso em: 27 set. 2018.
CASTRO, Eliana de Moura; MACHADO, Maria Novais da (2016). Muito bem, Carolina!. Belo Horizonte: Editora C/Arte.
FERNANDEZ, Raffaela (2016). O espólio literário de Carolina Maria de Jesus. Manuscrítica, n. 31, p. 10-26. Disponível em: https://bit.ly/2P1mDDU. Acesso em: 02 out. 2018.
FERNANDEZ, Raffaela (2018). A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus. Brasília: Edições Carolina.
GARCIA, Athon M. (1955). Esfinge clara: palavra-puxa-palavra em Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: São José.
JESUS, Carolina Maria de (1993). Quarto de despejo. São Paulo: Francisco Alves.
JESUS, Carolina Maria de (1963). Pedaços da fome. São Paulo: Aquila.
JESUS, Carolina Maria de (2014). Diário de Bitita. São Paulo: Sesi Editora.
JESUS, Carolina Maria de (2015). O escravo e os feijões. O menelick 2º. ato. Disponível em: http://www.omenelick2ato.com/artes-literarias/o-escravo-e-os-feijoes. Acesso em: 5 dez. 2019.
JESUS, Carolina Maria de (1996). Meu estranho diário. Organização de José Carlos Sebe Bom Meihy e Robert M. Levine. São Paulo: Xamã.
MEIHY, J. C. S. B.; LEVINE, R. M (1994). Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus, Rio de Janeiro: UFRJ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.