Literatura e infância:
entre filosofia, história e “despropósitos”
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40184611Abstract
Neste estudo, sublinham-se algumas reflexões no âmbito da relação entre literatura, infância e experiência. De modo específico, almeja-se pensar sobre a dimensão filosófica da linguagem em diálogo com obras literárias contemporâneas que trazem ao primeiro plano a infância. Por um lado, opera-se uma reflexão sobre a relação entre ficção e infância, com especial ênfase na produção protagonizada por personagens crianças e em sua capacidade de ver a realidade por outra perspectiva, de filosofar. Por outro, enfatiza-se o exame de estratégias literárias capazes de causar estranhamento em relação ao caráter descritivo e comunicativo da linguagem cotidiana. Para desenvolver o exame, privilegiam-se as seguintes obras: Exercícios de ser criança (1999) e Memórias inventadas: a infância (2003), de Manoel de Barros.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio (2005). Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG.
BAKHTIN, Mikhail (1994). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.
BARROS, Manoel (1999). Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra.
BARROS, Manoel (2003). Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta.
BARROS, Manoel (2010). Poesia completa. São Paulo: Leya.
BENJAMIN, Walter (1984). Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus.
BENJAMIN, Walter (1987). Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.
BENJAMIN, Walter (1933/1999). Experience and poverty. In: JENNINGS, Michael W.; EILAND, Howard; SMITH, Gary (Eds.). Walter Benjamin ”“ selected writings: 1927-1934. Harvard: Harvard College. p. 731-735. v. 2.
BOLLE, Willi (1989). Pensamento privilegiado e cultura de massas: tradição e modernidade em Walter Benjamin. Linha d’água, n. 6, p. 13-27.
GAGNEBIN, Jean Marie (1994). História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva: FAPESP; Campinas: UNICAMP.
JOBIM E SOUZA, Solange (1994). Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus.
JOBIM E SOUZA, Solange (1996). Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus.
KONDER, Leandro (1988). Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Campus.
KRAMER, Sonia (1994). Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática.
MURICY, Katia (1987). Benjamin: política e paixão. In: CARDOSO, Sergio et al. (Orgs.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Companhia das letras.
SCHIAVONI, Giulio (1989). Frente a um mundo de sueño: Walter Benjamin y La enciclopédia mágica de la infância. In: BENJAMIN, Walter. Escritos: la literatura infantil, los niños y los jóvenes. Buenos Aires: Nueva Vision.
SILVA, Márcia Cabral da (2009). Infância: apontamentos sobre experiência e formação. In: JOBIM e SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia (Orgs.). Política, cidade e educação: itinerários de Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio.
VYGOTSKY, Lev Semenovich (1987). La imaginacion y el arte en la infância. México: Ediciones y Distribuiciones Hispanicas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.