Crianças que sofrem:

representações da infância em livros distribuídos pelo PNBE

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marta Campos de Quadros Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184610

Resumo

Este artigo analisa as representações de infância/criança na literatura infantil brasileira contemporânea a partir do marco teórico metodológico dos estudos culturais em educação. Como recorte de um estudo mais amplo que tem buscado compreender os fatores envolvidos na recepção dos livros que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) ”“ Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este texto aborda as representações de crianças que sofrem e as diferentes origens desse sofrimento sob três eixos temáticos: pobreza e trabalho infantildificuldades no convívio social e medos infantis. Configuram-se material de análise oito obras apenas de autores brasileiros que compõem os acervos do PNBE, referentes aos anos 2012 e 2014, e que contêm narrativas com texto verbal e ilustrações e somente com imagens.

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Publicado

06/25/2015

Como Citar

Silveira, R. M. H., & Quadros, M. C. de. (2015). Crianças que sofrem:: representações da infância em livros distribuídos pelo PNBE. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (46), 175–196. https://doi.org/10.1590/2316-40184610