A razão ética e poética nos poemas de Ana Martins Marques
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40184516Resumo
Na obra da jovem poeta mineira Ana Martins Marques, autora de A vida submarina e Da arte das armadilhas, a sensibilidade feminina e a disciplina estética são marcas significativas. Ler seus poemas, especialmente seus metapoemas, e a arquitetura de seus textos faz-nos situar a novíssima poesia brasileira na atualidade do século XXI, de modo a refletir sobre o papel, o valor e o lugar da poesia na contemporaneidade, como potência e busca de significados em que confluem a razão ética e a poética.
Downloads
Referências
ABRAMS, M. H. (2012). The fourth dimension of a poem and other essays. New York; London: W. W. Norton & Company.
ARENDT, Hannah (2010). A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Tradução de Cesar Augusto R. de Almeida, Antônio Abranches e Helena Martins. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
FELSKI, Rita (2003). Literature after feminism. London; Chicago: The University of Chicago Press.
FELSKI, Rita (2008). Uses of literature. Malden: Blackwell Publishing.
HOMERO (2012). Odisseia. Edição bilíngue. Tradução, posfácio e notas de Trajano Vieira. São Paulo: 34.
MARQUES, Ana Martins (2009). A vida submarina. Belo Horizonte: Scriptum.
FELSKI, Rita (2011). Da arte das armadilhas. São Paulo: Companhia das Letras.
ROSA, João Guimarães (2005). Substância. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.