Percursos da cidade em João Antônio

Autores/as

  • Júlio Cezar Bastoni da Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200008

Resumen

Este artigo propõe uma análise da representação da cidade na literatura de João Antônio, tendo como referência principal a obra Ô, Copacabana!, publicada em 1978. A cidade nos textos de João Antônio mostra-se constituída por uma linguagem e uma focalização próprias ao narrador que se quer identificado às classes populares, emulando o falar dos excluídos por meio de um tratamento linguístico com implicações sintáticas, rítmicas e vocabulares, que constroem uma visão de mundo à parte das representações urbanas realizadas pelas elites. Desse modo, João Antônio intenta  representar a cidade a partir do foco dessas classes, o que redunda na predileção pelos espaços obscuros, à margem das imagens oficiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlio Cezar Bastoni da Silva

Doutorando em Estudos Literários na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Araraquara (UNESP-FCLAr). 

Citas

AGUIAR, Flávio (1999). Evocação de João Antônio ou do purgatório ao inferno. Remate de Males, Campinas, n. 19, p. 105-120.

ANTÔNIO, João (1975a). Malagueta, Perus e Bacanaço. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL.

______ (1975b). Malhação do Judas Carioca. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

______ (1976). Casa de loucos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

______ (1982). Dedo-duro. 2. ed. Rio de Janeiro: Record.

______ (1986). Abraçado ao meu rancor. Rio de Janeiro: Guanabara.

______ (1988). Noel Rosa. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural.

______ (1991). Zicartola e que tudo mais vá para o inferno! São Paulo: Scipione.

______ (1996a). Patuléia: gentes da rua. São Paulo: Ática.

______ (1996b). Dama do encantado. São Paulo: Nova Alexandria.

______ (2001). Ô, Copacabana! São Paulo: Cosac Naify.

ARAGON, Louis (1996). O camponês de Paris. Rio de Janeiro: Imago.

ARÊAS, Vilma (1999). Chorinhos de um retratista (improviso). Remate de Males, Campinas, n. 19, p. 121-137.

BENJAMIN, Walter (1989). Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. In: Obras escolhidas III. São Paulo: Brasiliense.

______ (2009). Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

BOSI, Alfredo (1986). Um boêmio entre duas cidades. In: ANTÔNIO, João. Abraçado ao meu rancor. Rio de Janeiro: Guanabara.

CANDIDO, Antônio (1999). Na noite enxovalhada. Remate de Males, Campinas, n. 19, p. 83-88.

______ (2006). A nova narrativa In: A educação pela noite. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul.

CHALHOUB, Sidney (1996). Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras.

CORAÇÃO, Cláudio Rodrigues (2009). Repórter-cronista: jornalismo e literatura na interface de João Antônio com Lima Barreto. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ”“ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.

DURIGAN, Jesus Antônio (1983). João Antônio e a ciranda da malandragem. In: SCHWARZ, Roberto (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense.

______ (1989). João Antônio: o leão e a estrela. In: ANTÔNIO, João. Leão-de-chácara. 7. ed. São Paulo: Estação Liberdade

______ GONÇALVES, Marcos Augusto; HOLLANDA, Heloísa Buarque de (1980). Política e literatura: a ficção da realidade brasileira. In: GONÇALVES, Marcos Augusto; HOLLANDA, Heloísa Buarque de; FREITAS FILHO, Armando (Orgs.). Anos 70: Literatura. Rio de Janeiro: Europa.

JOSEPHSON, Matthew (1958). Zola e seu tempo. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

LACERDA, Rodrigo (2001). De princesinha a cadela desdentada. In: ANTÔNIO, João. Ô, Copacabana! São Paulo: Cosac Naify.

______ (2012). Ele está de volta. In: ANTÔNIO, João. Contos reunidos. São Paulo: Cosac Naify.

LUCAS, Fábio (1999). Reflexões sobre a prosa de João Antônio. Remate de Males, Campinas, n. 19, p. 89-103.

MIRANDA, Wander Melo (2011). Ficção brasileira 2.0. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (Orgs.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras.

ORNELLAS, Cláudia Ávila (2011). João Antônio, leitor de Lima Barreto. São Paulo: Edusp.

PEREIRA, Luiz (1969). Urbanização e subdesenvolvimento. In: Urbanização e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar.

PERES, Elena Pajaro (2011). Cantos e recantos urbanos na literatura de João Antônio. Revista de História, São Paulo, n. 164, p. 311-330.

RIBEIRO, Joana D’Arc (2007). Vozes em ruínas: experiência urbana e narrativa curta em João Antônio e Rubem Fonseca. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Assis.

RIBEIRO, Luiz César de Queiroz (2001). Transformação geofísica e explosão urbana. In: SACHS, Ignacy; WILHEIM, Jorge; PINHEIRO, P. S. (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras.

SEVERIANO, Mylton (2005). Paixão de João Antônio. São Paulo: Casa Amarela.

SILVA NETO, José Pereira (2002). O espaço urbano de São Paulo no realismo ficcional de João Antônio. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Assis.

SIMMEL, Georg (1979). A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O fenômeno urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar.

WILHEIM, Jorge (1969). Urbanismo no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Saga.

Publicado

2013-12-19

Cómo citar

Silva, J. C. B. da. (2013). Percursos da cidade em João Antônio. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (42), 129–149. https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200008