Entre o violoncelo e o cavaquinho:

música e sujeito popular em Machado de Assis

Autores/as

  • Idelber Avelar

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40183711

Resumen

O artigo discute a tensão entre a cultura erudita, a emergente cultura popular e a incipiente cultura de massas através de uma análise do estatuto da música na obra de Machado de Assis. Dedicando atenção especial a um conjunto de crônicassobre o tema e aos contos “Um homem célebre” e “O machete”, o artigo propõe que a obra de Machado foi a primeira reflexão literária sobre a música como cifra privilegiada da nacionalidade.     

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Publicado

2011-07-27

Cómo citar

Avelar, I. (2011). Entre o violoncelo e o cavaquinho:: música e sujeito popular em Machado de Assis. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (37), 171–188. https://doi.org/10.1590/2316-40183711

Número

Sección

Sección Temática