Breve mapeamento das relações entre violência e cultura no Brasil contemporâneo

Autores/as

  • Karl Erik Schollhammer

Resumen

O artigo procura mapear as relações entre violência urbana e cultura no Brasil durante os últimos cinqüenta anos, apontando para  a dinâmica entre o crescimento da violência e do crime e a produção artístico-cultural na tentativa de entender, representar e contestar sua presença na realidade social do início de século.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ATHAYDE, Celso e MV BILL. Falcão: meninos do tráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

______e Soares, Luis Eduardo. Cabeça de Porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

BARCELLOS, Caco. Rota 66. Rio de Janeiro: Record, 1992.

______. Abusado: o dono do Morro Dona Martha. Rio de Janeiro: Record, 2004.

BONASSI, Fernando. Letras de liberdade. São Paulo: WB, 2000.

BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1939.

CANDIDO, Antonio. “Dialética da malandragem (caracterização das Memórias de um sargento de milícias)”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, nº. 8. São Paulo, USP, 1970, pp. 67-89.

CHAUÃ, Marilena. “A não-violência do brasileiro, um mito interessantíssimo”. Almanaque: Cadernos de Literatura e Ensaio, nº. 11. São Paulo: Brasiliense, 1980. pp. 16-24.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.

DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora da UnB, 1995.

DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60: transformações da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998.

FACÓ, Rui. Cangaceiros e fanáticos: gênese e lutas. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1980.

FERRÉZ. Literatura marginal: talentos da escrita periférica. São Paulo: Agir, 2005.

______. Manual prático do ódio. São Paulo: Objetiva, 2003.

______. Ninguém é inocente em São Paulo. São Paulo: Objetiva, 2006.

FIUZA, Guilherme. Meu nome não é Johnny. Record: Rio de Janeiro, 2004.

FONSECA, Rubem. Os prisioneiros. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

GINZBURG, Jaime. “Escritas da tortura”. Diálogos Latinoamericanos, v. 3. Aarhus (Dinamarca), Universidade de Aarhus, 2001, pp. 131-46.

HERSCHMANN, Micael. “A imagem das galeras Funk na imprensa”, em PEREIRA, Carlos Alberto Messeder et al. Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. pp 163-96.

JOCENIR. Diário de um detento: o livro. São Paulo: Labortexto, 2001.

OLIVEIRA, Nelson de. Cenas da favela. São Paulo: Geração Editorial, 2007.

LIMA, William da Silva. Quatrocentos contra Um: a história do Comando Vermelho. Rio de Janeiro: Iser-Vozes, 1991.

OLIVEN, Rubens George. Violência e cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1982.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder et al. Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

______. “O Brasil do Sertão e a mídia televisiva”, em PEREIRA, Carlos Alberto Messeder et al. Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

PENNA, João Camillo. “Marcinho VP (um estudo sobre a construção do personagem)”, em DIAS, Ângela Maria e GLENADEL, Paula. Estéticas da crueldade. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.

ROCHA, João Cezar de Castro. “A dialética da marginalidade”. Folha de São Paulo, Caderno MAIS! São Paulo, 29 fev. 2004, pp. 3-8.

SANTIAGO, Silviano. “Outubro retalhado (entre Estocolmo e Frankfurt)”, em MARGATO, Izabel e GOMES, Renato Cordeiro. O papel do intelectual hoje. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. “Os novos realismos na arte e na cultura contemporânea”, em PEREIRA, Miguel, GOMES, Renato Cordeiro e FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Comunicação, representação e práticas sociais. Rio de Janeiro: EdPUC, 2005.

SCHWARZ, Roberto. “Pressupostos, salvo engano, da ‘Dialética da Malandragem’”. Cadernos de Opinião, nº 13. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SILVA, Deonísio da. “A violência nos contos de Rubem Fonseca”, em ______. Um novo modo de narrar: ensaios. São Paulo: Cultura, 1979. pp. 49-62.

______. Nos bastidores da censura: sexualidade, literatura e repressão pós-64. São Paulo: Estação Liberdade, 1984.

SOARES, Luiz Eduardo. Meu casaco de general: quinhentos dias no front da segurança pública no Rio de Janeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

______, BATISTA, André e PIMENTEL, Rodrigo. Elite da tropa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

SOUZA, Percival. Sindicato do crime: PPC e outros grupos. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1985.

VARELLA, Drauzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

VENTURA, Zuenir. Cidade partida. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1993.

ZENI, Bruno (org.). Sobrevivente André do Rap: do massacre de Carandiru. São Paulo: Labortexto. 2001.

Publicado

2011-01-10

Cómo citar

Schollhammer, K. E. (2011). Breve mapeamento das relações entre violência e cultura no Brasil contemporâneo. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (29), 27–53. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9116

Número

Sección

Sección Temática