Era uma vez um homem e o seu tempo:

aspectos éticos e estéticos na lírica de Belchior

Autores/as

  • Gislene Maria Silva

Resumen

O propósito deste artigo é apontar, por meio do levantamento de características recorrentes em letras poéticas criadas pelo poeta-compositor Belchior, a existência de um projeto ético e ao mesmo tempo estético em sua produção lírica. Esse projeto concretiza-se com o engajamento dos textos nos problemas políticos e sociais vividos pela juventude no período da ditadura militar e na contemporaneidade, a inserção da problemática da identidade nordestina e brasileira em sua poética, bem como com a presença de indagações existenciais do sujeito universal. Um outro fator de empenho se dá pela via da intertextualidade, pelo incessante diálogo que as letras de suas canções estabelecem com a obra de poetas do cânone literário nacional e mesmo ocidental. Dir-se-ia, portanto, que a produção poética de Belchior está ancorada no “instinto de nacionalidade”, expressão cunhada por Machado de Assis para aludir ao sentimento que torna o intelectual “homem do seu tempo e do seu país”. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. Trad. de Julia Elisabeth Levy et al. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1981.

______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______ . Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

CANDIDO, Antonio. “Literatura de dois gumes”, em A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.

______ . “Literatura, espelho da América”, em Remate de Males, nº. especial, 1999.

CYNTRÃO, Sylvia Helena. Como ler o texto poético. Brasília: Plano, 2004.

______ (org.). A forma da festa: tropicalismo ”“ a explosão e seus estilhaços.-Brasília: Editora da UnB/São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Trad. de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. Trad. de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 8ª ed. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político. Trad. de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1997.

RIBEIRO, Hélcion. A identidade do brasileiro: “capado, sangrado” e festeiro. Petrópolis: Vozes, 1994.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1978.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Trad. de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

VASCONCELOS, Anazildo. “A paraliteratura”, em PORTELLA, Eduardo (org.). Teoria literária. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1976, pp. 172-185.

WOODWARD, Kathryn. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”, em SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. “Instinto de nacionalidade”, em COUTINHO, Afrânio. Caminhos do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Americana, 1974.

Referências eletrônicas:

DUMARESQ, Carolina. “Marginal bem sucedido”, em O povo, 12/01/2005. Disponível em http://www.noolhar.com/opovo/vidaearte/329721.html, acessado em 10.12.2004.

Site oficial de Belchior. Disponível em http://www.brazilianmusic.com.br/ belchior, acessado em 10.12.2004.

Referências discográficas

BELCHIOR. “Retórica sentimental”, no encarte do LP Medo de avião. Rio de Janeiro: Polygram, 1979.

______. “Fotografia 3X4”, no encarte do LP Coração selvagem, 1977.

______. “Conheço o meu lugar”, no encarte do LP Era uma vez um homem e o seu tempo, WEA, 1979.

______. “Os profissionais”, no encarte do LP Coração selvagem, 1977.

______. “Tudo outra vez”, no encarte do LP Era uma vez um homem e o seu tempo, WEA, 1979.

______. “Ypê”, no encarte do CD Auto-retrato. 7432169316-2. Rio de Janeiro: BMG Brasil, 1999.

______. “Amor de perdição”, no encarte do LP Elogio da loucura. 836 445-1. Rio de Janeiro: Polygram, 1988.

______. “Arte final”, no encarte do LP Elogio da loucura. 836 445-1. Rio de Janeiro: Polygram, 1988.

______. “Lira dos vinte anos”, no encarte do LP Elogio da loucura. 836 445-1. Rio de Janeiro: Polygram, 1988.

______. “Apenas um rapaz latino-americano”, no encarte do LP Alucinação. 6349 160. Rio de Janeiro: Phonogram, 1976.

RACIONAIS MC’S. “Capítulo 4, Versículo 3”, no encarte do CD Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Zimbábwe, 1997.

Publicado

2011-01-13

Cómo citar

Silva, G. M. (2011). Era uma vez um homem e o seu tempo:: aspectos éticos e estéticos na lírica de Belchior. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (27), 103–135. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9094

Número

Sección

Sección Tema Libre