A periferia em Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro:

questões de gênero, raça e classe

Autores/as

  • Rodrigo da Rosa Pereira Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018493

Resumen

O presente trabalho situa-se no contexto da produção contística de autoria feminina afro-brasileira na série literária Cadernos negros (1978”“atual). O estudo tem por objetivo a análise crítica de alguns dos contos mais representativos das escritoras Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro, de modo a discutir o retrato social da periferia construído pelas narrativas. Por serem construídos a partir de uma perspectiva feminina afro-brasileira, os contos compõem um mosaico de nossa sociedade, que revela a situação de exclusão vivenciada por uma parcela significativa de nossa população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.) (2008). Cadernos negros: três décadas ”“ Ensaios, poemas, contos. São Paulo: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

BARBOSA, Maria José Somelarte (2011). Esmeralda Ribeiro. In: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG, v. 3.

DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.) (2011). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: UFMG.

EVARISTO, Conceição (1998). Ana Davenga. In: QUILOMBHOJE (Org.). Cadernos negros: os melhores contos. São Paulo: Quilombhoje, p. 31-41.

EVARISTO, Conceição (2003). Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza.

EVARISTO, Conceição (2005). Olhos d”Ÿágua. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, v. 28, p. 29-33.

EVARISTO, Conceição (2006). Becos da memória. Belo Horizonte: Mazza.

EVARISTO, Conceição (2007). Zaita esqueceu de guardar os brinquedos. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros: contos afrobrasileiros. São Paulo: Quilombhoje, v. 30, p. 35-42.

EVARISTO, Conceição (2011). Insubmissas lágrimas de mulheres. Belo Horizonte: Nadayala.

EVARISTO, Conceição (2014). Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional.

FONSECA, Maria Nazareth Soares (2011). Literatura negra: sentidos e ramificações. In: DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo

Horizonte: UFMG, v. 4, p. 245-278.

RIBEIRO, Esmeralda (1988). Malungos e milongas. São Paulo: Edição da Autora.

RIBEIRO, Esmeralda (1998). Guarde segredo. In: QUILOMBHOJE (Org.). Cadernos negros: os melhores contos. São Paulo: Quilombhoje, p. 65-72.

RIBEIRO, Esmeralda (2005). Encruzilhada. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, v. 28, p. 53-60.

RIBEIRO, Esmeralda (2007). Orukomi: meu nome. Ilustrações de Edmilson Quirino dos Reis. São Paulo: Quilombhoje.

RIBEIRO, Esmeralda (2011). A moça. In: BARSOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos negros: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, v. 34, p. 75-80.

Publicado

2016-10-31

Cómo citar

Pereira, R. da R. (2016). A periferia em Conceição Evaristo e Esmeralda Ribeiro:: questões de gênero, raça e classe. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (49), 33–50. https://doi.org/10.1590/2316-4018493