Do livro ilustrado ao aplicativo:

reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças

Autores/as

  • Giselly Lima de Moraes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40184613

Resumen

Este trabalho busca refletir sobre a diversidade de recursos semióticos presente na literatura infantil contemporânea, analisando os efeitos dos avanços tecnológicos sobre o texto literário. Utilizando alguns conceitos originários dos estudos sobre a multimodalidade, analisa os potenciais de sentido resultantes da articulação entre recursos verbais e não verbais na literatura impressa e digital, a partir das obras Flicts, “A girafa” e “Cigarra”, da série “Ave, palavra”, de Angela Lago, e do aplicativo de literatura para crianças Es así, de Paloma Valdivia. A autora apresenta elementos para afirmar que o avanço dos estudos da multimodalidade contribui para melhorar a experiência literária por parte das crianças na contemporaneidade ao oferecer meios para conhecer e mediar os processos de interpretação e fruição de textos multimodais.

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Publicado

2015-06-25

Cómo citar

Moraes, G. L. de. (2015). Do livro ilustrado ao aplicativo:: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (46), 231–253. https://doi.org/10.1590/2316-40184613