Saraus das periferias de São Paulo:
poesia entre tragos, silêncios e aplausos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182013000200001Abstract
Este artigo apresenta um panorama do movimento dos saraus da periferia a partir da hipótese de que os saraus da periferia articulam uma nova concepção do espaço “periferia”. O trabalho parte da análise das fórmulas rituais que nele se desenvolvem e as variadas dimensões de construção de identidades periféricas pensadas desde a ideia de cultura. A análise atinge também os estilos dos poemas que costuma se declamar nesses espaços. O artigo insiste em marcar as diferenças entre os saraus da periferia, principalmente diferenças geográficas e temáticas, fazendo referência também à gestão das políticas culturais que dialoga com esse movimento de saraus da periferia. Finalmente, reflete-se aqui em relação com o processo atual dos saraus da periferia, a partir da desterritorialização de muitos deles.
Downloads
References
BINHO (2007). Ir, ir e ir. In: Donde Miras. São Paulo: Toró.
BOURDIEU, Pierre (1997). Razones prácticas. Barcelona: Anagrama.
________ (2007). El sentido práctico. Buenos Aires: Siglo XXI.
COLETIVO CULTURAL POESIA NA BRASA (2009). A elite treme. In: Coletivo 8542. São Paulo: Coletivo Poesia na Brasa.
DALCASTAGNÈ, Regina (2012). O lugar da fala. In: Literatura brasileira contemporânea: Um território contestado. Vinhedo: Horizonte; Rio de Janeiro: EdUERJ.
DA ROSA, Allan (2012). Lesmas comandadas por raposas (e o fechamento do bar do Binho). Bola e arte. Disponível em: <http://bolaearte.wordpress.com/2012/06/01/lesmas-comandadas-por-raposas-e-o-fechamento-do-sarau--do-binho-por-allan-da-rosa>. Acesso em: 1o dez. 2012.
DURKHEIM, Émile (1965). Introducción. In: Las formas elementales de la vida religiosa. Buenos Aires: Schapire.
GOFFMAN, Erving (1970). El ritual de interacción. Buenos Aires: Tiempo Contemporaneo.
PINHO, Wanderley (2004). Salões e damas do Segundo Reinado. São Paulo: Gumercindo Rocha Dorea.
NETO, José Francisco (2012). Kassab fecha o cerco sob saraus da periferia. Brasil de fato. Disponível em: <http://www.brasildefato.com.br/node/9808>. Acesso em: 1o dez. 2012.
MAUSS, Marcel (1979). A prece (1909). In: Antropologia. São Paulo: Ática.
SERGINHO POETA (2007). Faltei ao serviço. In: Donde miras. São Paulo: Toró.
SILVA, Simone (2004). As rodas literárias nas décadas de 1920-30: troca e reciprocidade no mundo do livro. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) ”“Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
SORÁ, Gustavo (2010). Brasilianas: José Olympio e a gênese do mercado editorial brasileiro. São Paulo: EDUSP.
TENNINA, Lucía (2011). ¡Cuidado con los poetas! Una etnografía sobre el mundo de la literatura marginal de la Ciudad de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) ”“ Instituto de Altos Estudios Sociales, Universidad Nacional de San Martín, Buenos Aires.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.