O a(u)tor e suas “interversões” em Retrato desnatural, de Evando Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S2316-40182012000200013Abstract
Busca-se empreender uma leitura do livro Retrato desnatural (diários - 2004 a 2007), de Evando Nascimento, publicado em 2008, observando-se no modus operandi dessa escrita que se alberga sob a rubrica fi cção a maneira como o autor, em consonância com a noção de “texto escrevível”, de Roland Barthes, entretém um diálogo com diversas linguagens artísticas (artes plásticas, música, teatro, cinema, literatura), bem como com a fi losofi a ocidental. Será verifi cado também que esse diálogo, por sua vez, desemboca na ideia de expropriação do sujeito, uma vez que o autor reconhece, sob a marca do “próprio”, os inúmeros rastros deixados pelo outro em sua escrita. Os copiosos eus que integram a confecção de seu autorretrato, vestígios deixados pelo outro em si, compõem a imagem exata de sua inata “movência” ”“ pantomimas do a(u)tor a exibir suas múltiplas interversões, redefinindo a tarefa mesma de autoengendramento pela escrita, ao postular que “tudo então são fi cções diárias, ou seja, infi xões, deslizes, rolagens de um eu e seus outros. até onde” (Nascimento, 2008, p. 160). Singulares snapshots a ostentarem para nós, leitores/espectadores, sua única face possível: um retrato desnatural.Downloads
References
ARFUCH, Leonor (2010). O espaço biográfi co: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ.
BARTHES, Roland (2005). A preparação do romance. v. 2. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes.
________ (1992). S/Z. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BLANCHOT, Maurice (2005). O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes.
NASCIMENTO, Evando (1999). Derrida e a literatura: “notas” de literatura e filosofi a nos textos da desconstrução. Niterói: EdUFF.
________ (2008). Retrato desnatural (diários ”“ 2004 a 2007). Rio de Janeiro: Record.
________ (2009). “A cor da literatura: teoria da literatura e crítica cultural”. In: GONÇALVES, Ana Beatriz; CARRIZO, Silvina; LAGE, Verônica Coutinho (Orgs.). Literatura, crítica e cultura III: interfaces. Juiz de Fora: EdUFJF.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) The authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License-Non Commercial 4.0 which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and publication this journal.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) after the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Free Access).
d) The authors of the approved works authorize the magazine to, after publication, transfer its content for reproduction in content crawlers, virtual libraries and the like.
e) The authors assume that the texts submitted to the publication are of their original creation, being fully responsible for their content in the event of possible opposition by third parties.